Carlos Sainz largará da primeira fila no Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1, marcado para este domingo (21). O espanhol da Williams registrou o segundo melhor tempo na classificação deste sábado (20) e assegurou seu melhor resultado desde que passou a defender a equipe de Grove.
Após duas bandeiras vermelhas no Q3 — a última causada por um acidente de Oscar Piastri —, Sainz chegou a ocupar provisoriamente a pole position. Porém, com a pista ainda sob ameaça de chuva, Max Verstappen cravou a volta mais rápida e ficou com a primeira posição no traçado urbano de Baku.
Desempenho da equipe
Mesmo dividindo o equilíbrio nas sessões de classificação desta temporada com o companheiro Alex Albon, Sainz viu o tailandês bater no Q1 e ficar com a última posição no grid. A diferença acentua o feito do espanhol, que superou todos os demais pilotos dos times de ponta, exceto Verstappen.
Palavras de Sainz
“Acertamos em cheio na classificação hoje, sempre com o pneu certo na hora certa e voltas muito fortes”, afirmou o piloto. “Sabíamos que os carros de ponta poderiam marcar uma volta quatro ou cinco décimos melhor, mas apenas o Max conseguiu. Terminar em P2 é ótimo.”
Sainz destacou ainda a própria consistência em voltas rápidas: “A classificação nunca foi meu ponto fraco. Mostramos a velocidade deste carro e da equipe quando realmente importa”.
Objetivo para a corrida
Com apenas um ponto conquistado nas primeiras etapas do ano, o espanhol mira um resultado histórico: “O plano para amanhã é tentar segurar o pódio. Vou dar o meu melhor para conquistar o primeiro pódio da Williams. Se for possível, ótimo; se não, veremos”.
Com informações de F1Mania



