Carlos Sainz conquistou neste sábado (20) sua primeira largada na primeira fila pela Williams e afirmou que vai lutar por um lugar no pódio no Grande Prêmio do Azerbaijão, marcado para domingo.
O espanhol foi o mais rápido em sua primeira volta no Q3. Logo depois, bandeiras vermelhas provocadas pelos acidentes de Charles Leclerc e Oscar Piastri interromperam a sessão. Quando a pista foi liberada, a temperatura havia caído e uma leve garoa atingia o circuito; apenas Max Verstappen conseguiu ficar a menos de 0s1 da marca de Sainz, assegurando a pole.
Esta é a primeira vez que a Williams ocupa a primeira fila desde o GP da Bélgica de 2021, quando George Russell largou em segundo e terminou na mesma posição após a corrida ser encerrada sem voltas em velocidade. O último pódio efetivamente conquistado pela equipe ocorreu no Azerbaijão de 2017, com Lance Stroll.
Questionado sobre a meta para a prova, Sainz foi direto: “Tentar colocar o carro no pódio. Vou dar meu melhor para dar à Williams um primeiro pódio.”
O piloto acrescentou que o ritmo de corrida exibido nos trechos longos de sexta-feira o anima: “Vamos tentar manter a consistência e ver o desempenho do carro em relação aos líderes que virão de trás. Ontem fomos bem rápidos, então estou confiante de que podemos brigar.”
Um resultado forte ajudaria o espanhol a reduzir a diferença para o companheiro Alex Albon. O tailandês, sétimo no campeonato com 70 pontos, largará apenas em 19º após bater ainda no Q1 e tem 54 pontos de vantagem sobre Sainz.
Até então, o melhor sábado de Sainz pela Williams havia sido o sexto lugar obtido em três etapas (Jeddah, Melbourne e Ímola). Sua última largada na primeira fila ocorreu no GP de Las Vegas de 2024, quando ainda defendia a Ferrari.
“Infelizmente, este ano nada deu certo nos domingos. Mas hoje ficou claro que, quando encaixo uma boa volta e nada acontece conosco, somos rápidos”, comentou. “Tive poucas voltas no quali por causa das bandeiras vermelhas, mas todas foram fortes. Enquanto a velocidade estiver lá, não me preocupo.”
Com informações de RACER



