HomeFórmula 1McLaren pode garantir bicampeonato de construtores já neste domingo em Baku

McLaren pode garantir bicampeonato de construtores já neste domingo em Baku

A McLaren chega ao Grande Prêmio do Azerbaijão, marcado para este domingo (data conforme calendário), com a chance de confirmar de forma antecipada o título do Mundial de Construtores da Fórmula 1 pela segunda temporada consecutiva.

Com 617 pontos acumulados, a equipe de Woking lidera o campeonato com 337 de vantagem sobre a Ferrari, segunda colocada, que soma 280. Restando nove etapas para o encerramento do campeonato, ainda há 389 pontos em disputa.

O que precisa acontecer

Para sair de Baku já campeã, a McLaren precisa ampliar em pelo menos nove pontos a diferença para a Ferrari e, ao mesmo tempo, evitar que a Mercedes reduza a distância atual em mais de 12 pontos.

O cenário mais direto para a conquista seria uma dobradinha de Oscar Piastri e Lando Norris. Nesse caso, a pontuação obtida pelos rivais não alteraria o desfecho. A equipe também garante o título se um de seus pilotos vencer e o outro terminar em terceiro, ou até mesmo com segundo e terceiro lugares, contanto que Charles Leclerc ou Lewis Hamilton não triunfem pela Ferrari.

Há combinações mais apertadas. Se Piastri e Norris cruzarem a linha de chegada em terceiro e quarto, a McLaren só precisa evitar que Ferrari ou Mercedes façam uma dobradinha. Caso um piloto termine em segundo e o outro em quarto, a taça virá desde que os carros da Ferrari não passem da quinta colocação e apenas um Mercedes suba ao pódio.

Grid embaralhado

A classificação em Baku foi turbulenta e complicou a estratégia dos britânicos. Piastri bateu no Q3 e largará em nono; Norris parte do sétimo lugar. Na Ferrari, Leclerc também se envolveu em acidente e sai da décima posição. Hamilton não avançou ao Q3 e larga em 12º.

A Mercedes desponta como potencial obstáculo: Kimi Antonelli parte de quarto, e George Russell, de quinto. Um resultado forte da dupla pode fornecer à equipe alemã a diferença necessária para adiar a festa da McLaren.

Sem alívio interno

O chefe de equipe Andrea Stella afirmou que o time não pretende alterar sua abordagem caso o campeonato de construtores seja decidido neste fim de semana. “A forma como corremos depende de nossos princípios e dos valores que representamos como McLaren Racing”, destacou em Baku, indicando que a disputa interna entre Norris e Piastri pelo título de pilotos seguirá normalmente.

Com essas variáveis em jogo, a McLaren tentará equilibrar riscos e estratégia para levantar mais um troféu na principal categoria do automobilismo mundial já nas ruas da capital azeri.

Com informações de F1Mania

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img