HomeFórmula 1Baku exibe, mais uma vez, caos no sábado e tranquilidade no domingo

Baku exibe, mais uma vez, caos no sábado e tranquilidade no domingo

BAKU (AZE), 21 de setembro de 2025 – O fim de semana do Grande Prêmio do Azerbaijão voltou a comprovar o comportamento imprevisível do Circuito de Rua de Baku. Enquanto o treino classificatório de sábado durou 1h58min, com seis bandeiras vermelhas até Max Verstappen garantir a pole, a corrida de domingo foi concluída em apenas 1h33min e transcorreu praticamente sem incidentes após uma saída de pista de Oscar Piastri na primeira volta.

Classificatório marcado por interrupções

No sábado, a combinação de um traçado estreito cercado por muros e o uso do composto C6 da Pirelli rendeu uma sessão caótica. Engenheiros descrevem o C6 como “de outra família” em relação aos pneus C1 a C5, apresentando menor consistência e estabilidade em alguns carros. A falta de confiança gerada pelo novo composto levou diversos pilotos ao limite – e às barreiras –, entre eles Charles Leclerc.

Em Baku, curvas de 90 graus que terminam em longas retas exigem sair acelerando cedo. De acordo com uma fonte de equipe, a diferença entre “apostar” na saída de curva ou esperar a aderência pode chegar a 0,2 s por trecho. Nas tomadas de tempo, abandonar a volta não era opção, o que intensificou os erros e resultou na série de bandeiras vermelhas.

Domingo quase sem sustos

Com grid embaralhado pela classificação atribulada, a corrida teve ritmo bem mais calmo. Pilotos evitaram o C6 – não utilizado por nenhuma equipe no domingo – e optaram por uma estratégia de uma parada, economizando pneus e deixando margens maiores nas disputas.

O único incidente relevante ocorreu logo na largada, quando Piastri travou os freios em condições de vento forte e bateu. Sem danos graves aos demais carros, a prova seguiu sem interrupções, limitando as chances de ultrapassagem em um traçado com pouca área de escape além da curva 16.

Consequências do fim de semana

Mesmo sem grandes acidentes na corrida, o resultado refletiu a confusão de sábado: Carlos Sainz conquistou um pódio inesperado, enquanto McLaren e Ferrari enfrentaram domingo difícil por largarem no fundo do pelotão.

Assim, Baku manteve a reputação de alternar entre caos e calmaria, influenciada pela combinação de pneus, características do circuito e condições climáticas.

Com informações de Racer

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img