HomeFórmula 1Piastri está livre de perda de posições no grid para o GP...

Piastri está livre de perda de posições no grid para o GP de Singapura

Oscar Piastri seguirá sem penalizações adicionais para o Grande Prêmio de Singapura de Fórmula 1. O líder do campeonato, que abandonou a etapa do Azerbaijão após bater na primeira volta, não precisará cumprir as cinco posições de punição no grid que chegaram a ser cogitadas.

O australiano recebeu uma penalidade de cinco segundos em Baku por queimar a largada. Entretanto, como deixou a prova logo depois do incidente na curva 5 e não pôde cumprir a sanção na pista de rua, surgiu a dúvida sobre a transferência da penalidade para a corrida seguinte.

De acordo com o regulamento da FIA atualizado no ano passado, a punição de cinco segundos não é convertida em perda de posições no grid quando o piloto abandona a corrida e não há outras penalidades pendentes. A regra consta na página 13, nota 8, das diretrizes oficiais.

Antes da mudança, qualquer punição de cinco segundos não cumprida resultava automaticamente em três posições a menos no grid da etapa subsequente. Com a alteração aprovada pelas equipes, apenas casos que envolvam mais de uma penalidade podem ser transformados em punição no grid.

Desta forma, Piastri, da McLaren, chega a Singapura sem restrições, enquanto Fernando Alonso, que também queimou a largada no Azerbaijão, cumpriu sua sanção ainda na corrida.

Com informações de Autoracing

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img