Max Verstappen reacendeu a luta pelo Mundial de Fórmula 1 ao vencer as duas últimas etapas — Monza e Baku —, mas os números indicam que a missão de conquistar o pentacampeonato em 2025 ainda depende de uma combinação fora de seu controle.
Como está a tabela
Com o resultado no Azerbaijão, Oscar Piastri lidera a classificação com 324 pontos. Lando Norris aparece em segundo, somando 299, enquanto Verstappen ocupa o terceiro posto, com 255. Restam sete corridas, três delas com formato Sprint, o que amplia a quantidade de pontos disponíveis, mas não altera o fato de que o holandês não depende apenas do próprio desempenho.
Cenário de vitória absoluta
Se Verstappen vencesse todas as sete provas restantes e todas as Sprints, chegaria a 454 pontos. Contudo, caso Piastri terminasse todas essas corridas na segunda posição, o australiano alcançaria 471 pontos e garantiria o título com 17 de vantagem.
Cenário com Norris como principal rival
Em um quadro em que Verstappen também vença tudo, mas tenha Norris como perseguidor direto (segundo em todas as provas), o piloto da Red Bull ultrapassaria o britânico por oito pontos. Ainda assim, dependeria de queda de rendimento de Piastri.
Pistas que favorecem a Red Bull
Entre as sete etapas restantes, três circuitos despontam como mais favoráveis ao RB21 e ao histórico de Verstappen:
- México – altitude e longa reta principal beneficiam o desempenho do carro austríaco;
- São Paulo (Interlagos) – outro traçado em altitude no qual o holandês acumula bons resultados;
- Las Vegas – retas extensas e baixa aderência lembram cenários onde o campeão mostrou domínio em 2025.
Circuitos favoráveis à McLaren
Por outro lado, Singapura, Estados Unidos (COTA), Catar e Abu Dhabi exigem alto downforce e gerência de pneus — pontos fortes do carro laranja nesta temporada —, o que tende a dificultar a escalada de Verstappen.
Em resumo, o tricampeão precisa vencer sempre, especialmente nas pistas que historicamente favorecem a Red Bull, e torcer por resultados discretos dos dois pilotos da McLaren nos circuitos de alta carga aerodinâmica. A matemática permite, mas o pentacampeonato requer perfeição própria e deslizes alheios.
Com informações de F1Mania



