Jonathan Wheatley, chefe da Sauber e responsável pelo projeto de entrada da Audi na Fórmula 1, declarou que a equipe atravessa uma fase crucial antes da estreia oficial da marca alemã em 2026. Segundo o dirigente, o grupo trabalha para assegurar a confiabilidade da nova unidade de potência, que já cumpre testes de dinamômetro.
“Estamos dentro do cronograma com nosso programa de dinamômetro. O motor já está rodando há algum tempo”, disse Wheatley. A Audi desenvolve pela primeira vez um motor próprio para a categoria e, de acordo com o britânico, a prioridade no momento é a durabilidade em vez de desempenho imediato. “O foco agora é na confiabilidade, porque estaremos colocando o carro na pista em um intervalo incrivelmente curto”, completou.
O executivo revelou ainda que a união do chassi ao powertrain está marcada para o fim do ano. “É um período empolgante no projeto da Audi na F1, obviamente unindo chassi e powertrain pela primeira vez em dezembro”, afirmou.
Além dos testes de bancada, a equipe já utiliza o simulador para direcionar atividades visando a temporada de 2026. Mesmo assim, Wheatley ponderou ser “prematuro” falar em performance antes dos primeiros treinos e da corrida inaugural em Melbourne.
A chegada da Audi, assim como a inscrição da Cadillac, coincide com o novo regulamento técnico de 2026, que trará mudanças significativas tanto no desenho do chassi quanto nas unidades de potência.
Com informações de F1Mania



