Mugello (Itália) – 26.set.2025, 16h30. Romain Grosjean voltou a pilotar um carro de Fórmula 1 nesta sexta-feira, cinco anos depois do grave acidente sofrido no GP do Bahrein de 2020. O francês participou de um teste de demonstração (TPC) com a Haas no circuito de Mugello e não conteve as lágrimas ao encerrar as atividades.
“Cinco anos após o Bahrein, aqui estamos em Mugello”, declarou Grosjean logo após sair do carro. “Um grande obrigado à equipe MoneyGram Haas F1. Foi um dia especial. Gene Haas e Ayao Komatsu fizeram isso acontecer.”
As voltas ocorreram sob chuva, o que o piloto encarou com bom humor: “Como se diz, casamento debaixo de chuva, casamento feliz”, brincou.
No início do teste, Grosjean admitiu sentir-se “um pouco enferrujado”, mas afirmou que rapidamente retomou o ritmo. O momento mais simbólico veio durante uma largada parada. “Adivinhem qual foi minha última largada parada? Bahrein 2020. Desta vez correu muito melhor, e estou muito grato”, relatou.
O francês ressalta que pilotar a atual geração de carros e reencontrar profissionais presentes desde sua passagem pela categoria em 2016 tornaram o dia “fantástico”. “Foi uma oportunidade única rever algumas das pessoas que estavam aqui na Austrália, em 2016”, completou.
A emoção ganhou força no fim da sessão, quando integrantes de Ferrari, Red Bull, Pirelli e da própria Haas formaram um corredor para aplaudi-lo. “Eles me fizeram chorar na última volta”, confessou o piloto. “Eu esperava algo parecido em Abu Dhabi 2020, mas hoje foi ainda melhor.”
Com informações de Autoracing



