HomeFórmula 1Fraquezas do MCL39 em freadas de alta velocidade acendem alerta na McLaren

Fraquezas do MCL39 em freadas de alta velocidade acendem alerta na McLaren

Woking (27.set.2025) – Apesar de liderar a temporada 2025 da Fórmula 1, a McLaren vê um ponto vulnerável do MCL39 ameaçar a disputa pelo título. O chefe da equipe, Andrea Stella, reconheceu que o carro apresenta dificuldades nas freadas em linha reta, elemento decisivo em circuitos de baixa carga aerodinâmica como Baku, Monza e o próximo GP de Las Vegas.

Campeonato em aberto por detalhe

A escuderia britânica poderia ter assegurado o Mundial de Construtores no Azerbaijão, mas o abandono de Oscar Piastri e o sétimo lugar de Lando Norris mantiveram a disputa matemática até Singapura. Em Baku, o rendimento ficou aquém do esperado e, em Monza, a superioridade habitual também não apareceu, dando margem para a Red Bull, que venceu com Max Verstappen.

Ponto crítico: freadas em linha reta

Segundo Stella, tanto Baku quanto Las Vegas exigem frenagens fortes após longas retas, condição na qual o MCL39 não se mostra competitivo. “Se me perguntassem qual é o fim de semana mais difícil para nós, eu diria Baku ou Las Vegas”, afirmou o dirigente.

Projeto voltado a curvas rápidas

O desenho do MCL39 privilegia curvas longas de média e alta velocidade, ausentes nos traçados de Baku e Las Vegas. De acordo com Stella, o carro apresenta dois problemas principais nesses cenários:

  • Desempenho limitado nas frenagens em linha reta;
  • Dificuldade em seguir trajetórias prescritas, preferindo maior rolagem nas curvas.

A Curva 1 de Zandvoort foi citada como exemplo de trecho em que o modelo se destaca, contraste absoluto com o perfil dos próximos desafios.

Versatilidade ainda rende frutos

Mesmo fora da zona de conforto, a McLaren conseguiu disputar a pole position no Azerbaijão, algo que Stella credita à equipe técnica. “É um mérito dos engenheiros termos um carro capaz de brigar mesmo em condições desfavoráveis”, comentou.

Com o campeonato entrando na reta final, a escuderia trabalha para minimizar a desvantagem nas pistas de baixa downforce e evitar que a Red Bull capitalize nos pontos fracos do MCL39.

Com informações de Autoracing

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