terça-feira, 30 de setembro de 2025 – 13h55
A Red Bull voltou a discutir internamente a contratação de Alex Albon para a temporada 2026 da Fórmula 1. O movimento é capitaneado pelo principal acionista do grupo, Chalerm Yoovidhya, que estaria disposto a pagar a multa rescisória do piloto com a Williams, válida até 2027, segundo apuração do Motorsport Itália.
Prioridade segue nos talentos da casa
Apesar da investida em Albon, a diretoria esportiva mantém a preferência por opções formadas na própria academia. O franco-tajique Isack Hadjar desponta como parceiro natural de Max Verstappen a partir de 2026, empolgando parte da torcida após boas atuações de estreia. Nos bastidores, porém, Hadjar já demonstrou receio de assumir o carro principal com apenas um ano de experiência, temendo a pressão ao lado do tricampeão.
Na equipe satélite Racing Bulls, o cenário é menos animador. Yuki Tsunoda e Liam Lawson podem voltar a dividir o box, mas Helmut Marko não está satisfeito com o desempenho de ambos quando foram avaliados na Red Bull principal. O jovem da Fórmula 2, Arvid Lindblad, segue como incógnita por falta de consistência. Com possíveis mudanças no futuro de Verstappen, dirigentes admitem estudar nomes de fora do programa júnior.
Por que Albon hesita
Albon, de 29 anos, estreou na Toro Rosso em 2019 e foi promovido rapidamente à Red Bull, onde permaneceu por 18 meses antes de ser substituído por Sergio Pérez. Desde 2022, consolidou-se como peça-chave na Williams e ajudou a equipe de James Vowles a alcançar o quinto lugar no Mundial de Construtores deste ano.
O tailandês-britânico reconhece que voltar a Milton Keynes envolveria riscos. Enquanto a Williams passará a usar unidades de potência Mercedes em 2026, o primeiro motor próprio da Red Bull está sendo desenvolvido sob comando de Laurent Mekies. Além disso, Albon avalia o desafio de correr em uma estrutura moldada em torno de Verstappen, considerado um dos contextos mais exigentes do grid.
Em conversas recentes, o piloto revelou ter compreendido, com o tempo, os motivos de seu desempenho discreto na primeira passagem pela Red Bull. Ainda assim, afirma estar satisfeito com o projeto da Williams e mantém cautela sobre um possível retorno.
Com informações de Autoracing



