A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) alterou o procedimento de pesagem no pit lane e, já a partir do Grande Prêmio de Singapura, as equipes de Fórmula 1 deixam de ter acesso às balanças calibradas levadas pela entidade para cada etapa do campeonato.
Em nota oficial distribuída para o evento deste fim de semana, o diretor de prova Rui Marques informou: “As balanças da FIA não estarão mais disponíveis para uso das equipes a partir deste evento”. Até então, os times podiam utilizar o equipamento fora do período de toque de recolher e das restrições de parque fechado, com exceção dos 30 minutos que antecedem a classificação e durante atividades das categorias de suporte.
Como fica a pesagem dos carros
A FIA continuará usando suas balanças apenas para verificações pontuais, assegurando que os carros atendam ao peso mínimo exigido pelo regulamento. A partir de agora, entretanto, cada equipe deverá confiar exclusivamente em suas próprias plataformas de medição. Para alinhar os resultados, a federação distribuiu pesos de calibração que devem ser utilizados nos ajustes internos.
Motivos e possíveis impactos
Embora a FIA não tenha detalhado publicamente a razão da mudança, a expectativa nos boxes é de simplificar a operação no pit lane, evitando empurrar carros a pontos de pesagem em momentos aleatórios. Técnicos alertam para desafios adicionais, como variações entre fabricantes de balanças e diferenças gravitacionais de circuito para circuito, mais perceptíveis em locais próximos ao Equador – caso de Singapura. Para evitar surpresas, as equipes devem trabalhar com margens de segurança maiores em relação ao peso mínimo.
O novo procedimento será colocado em prática pela primeira vez no circuito de Marina Bay, palco da 15ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1.
Com informações de F1Mania.net



