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Pirelli leva combinação de compostos não consecutivos para o GP dos Estados Unidos de F1

A Fórmula 1 desembarca em Austin neste fim de semana para a 13ª edição do Grande Prêmio dos Estados Unidos no Circuito das Américas (COTA). A Pirelli fornecerá os pneus C1 (duro), C3 (médio) e C4 (macio), repetindo a estratégia de “salto” de compostos usada em Spa-Francorchamps, quando o clima impediu uma avaliação completa.

Estratégias possíveis

Com um intervalo maior de desempenho entre o C1 e o C3, os engenheiros preveem dois cenários principais:

  • Uso de C1 e C3 para uma parada, aproveitando a maior durabilidade do composto duro.
  • Combinação de C3 e C4 para voltas mais velozes, mas com tendência a duas paradas em razão do desgaste.

O formato Sprint reduz o tempo de testes em pista a apenas 60 minutos de treino livre, o que pode ampliar a incerteza sobre qual tática será mais eficaz.

Referência de 2024

No ano passado, 15 dos 20 pilotos largaram com pneus médios e completaram a corrida com apenas uma parada, apesar do desgaste observado na Sprint. O macio apareceu apenas na volta final com Esteban Ocon, que buscou o ponto extra da volta mais rápida. Um período de Safety Car e a evolução do asfalto ajudaram a estender os stints.

Características do traçado texano

O circuito de 5,513 km, percorrido 56 vezes em sentido anti-horário, mistura curvas inspiradas em Silverstone, Suzuka, Hockenheim e Istambul. A subida de 41 m logo após a largada é um dos pontos mais marcantes. Forças laterais dominam o desgaste dos pneus, normalmente de natureza térmica, intensificado pelas temperaturas que costumam superar 30°C em outubro. Partes do asfalto foram recapeadas em 2024, reduzindo as ondulações.

Evolução da pista

O acúmulo de borracha ao longo do fim de semana aumenta a aderência e diminui a degradação, fator que no ano passado permitiu stints mais longos com o composto médio.

Números do GP nos EUA

O país recebe três etapas em 2025: Miami, Austin e, ainda por vir, Las Vegas. Desde 1959, o GP dos EUA passou por seis circuitos; Watkins Glen lidera em edições (20), seguido por Austin (12). Lewis Hamilton soma seis vitórias em solo americano – cinco em COTA e uma em Indianápolis – e divide o recorde de poles (quatro) com Michael Schumacher. Entre as equipes, a Ferrari tem 11 triunfos em território norte-americano.

O GP dos Estados Unidos será disputado no domingo, 19 de outubro, concluindo um fim de semana que inclui, além da corrida principal, a Sprint no sábado.

Com informações de Autoracing

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