Max Verstappen conquistou neste domingo, 19 de outubro de 2025, uma vitória incontestável no Grande Prêmio dos Estados Unidos, em Austin, e reduziu para 40 pontos a desvantagem em relação ao líder do Mundial de Pilotos, Oscar Piastri.
Partindo da pole position, o holandês da Red Bull assumiu a liderança logo na largada, abriu mais de um segundo ainda na primeira volta e não voltou a ser ameaçado. Ele liderou todas as voltas, somou a volta mais rápida e alcançou o 15º hat-trick da carreira, ficando a sete do recorde de Michael Schumacher. O resultado também colocou a equipe austríaca a seis pontos da Ferrari na briga pelo terceiro lugar do Campeonato de Construtores.
“Foi um fim de semana incrível. Precisamos repetir atuações assim até o fim do ano”, afirmou Verstappen.
Luta pelo pódio
Lando Norris superou Charles Leclerc a seis voltas do fim e garantiu o segundo lugar. Único entre os 15 primeiros a largar com pneus macios, Leclerc usou o composto mais rápido para ultrapassar Norris na primeira curva. A partir da volta 15, porém, o britânico tirou vantagem dos médios para encostar.
Na volta 21, Norris ultrapassou o monegasco, que parou imediatamente para calçar médios e planejar um stint final de 34 voltas. O piloto da McLaren estendeu seu primeiro trecho até a volta 32 e retornou com pneus macios, 4,3s atrás da Ferrari. A aproximação inicial degradou os pneus de Norris, mas o britânico voltou a atacar a sete voltas do fim e, na volta 51, completou a manobra decisiva na freada da curva 12.
A segunda posição permitiu que Norris reduzisse para 14 pontos a diferença para o companheiro e líder do campeonato, Piastri, além de abrir 26 pontos sobre Verstappen. “Charles fez uma ótima corrida; tive de insistir até o final”, comentou.
Leclerc terminou em terceiro, garantindo o primeiro pódio da Ferrari desde o GP da Bélgica, em julho. O resultado aproximou a escuderia italiana a sete pontos da Mercedes, vice-líder entre os construtores. “Depois de problemas no câmbio no primeiro treino livre, voltar ao pódio é motivo de satisfação”, disse o monegasco.
Top-10 e classificação
Lewis Hamilton adotou a estratégia médio-macio e completou a prova em quarto, mesmo enfrentando um possível furo lento na última volta. Piastri largou em sexto, ganhou uma posição sobre George Russell na largada e terminou em quinto, segurando o britânico da Mercedes, sexto colocado.
Yuki Tsunoda ganhou seis posições e foi o sétimo. Nico Hülkenberg voltou a pontuar com o oitavo lugar, seguido por Oliver Bearman e Fernando Alonso, que fecharam a zona de pontos.
Liam Lawson foi o 11º, à frente de Lance Stroll. Kimi Antonelli caiu para o fim do pelotão após ser tocado por Carlos Sainz e concluiu em 13º. Alex Albon, Esteban Ocon e Isack Hadjar vieram na sequência. Franco Colapinto ignorou ordem de equipe, ultrapassou Pierre Gasly na penúltima volta, e Gabriel Bortoleto passaria o francês na última volta, deixando Gasly como o último dos 19 carros que completaram a corrida.
Com informações de RACER



