HomeFórmula NascarChase Briscoe vence em Talladega na prorrogação e garante vaga na decisão...

Chase Briscoe vence em Talladega na prorrogação e garante vaga na decisão da NASCAR Cup

Chase Briscoe, da Joe Gibbs Racing, conquistou neste domingo (19) a YellaWood 500 em Talladega, Alabama, após ultrapassagem na última volta da prorrogação. O triunfo rende ao piloto de 29 anos sua primeira participação na Championship 4 da NASCAR Cup Series 2025.

Briscoe recebeu um empurrão decisivo do companheiro de equipe Ty Gibbs na volta final e cruzou a linha 0s145 à frente de Todd Gilliland (Front Row Motorsports). Gibbs terminou em terceiro, seguido por Bubba Wallace (23XI Racing) e Cole Custer (Haas Factory Team). Foi a primeira vitória de Briscoe em superspeedways e a 16.ª volta liderada — a mais importante da prova de 193 giros.

Panorama do playoff

Com a vitória em Talladega e o triunfo de Denny Hamlin na etapa anterior em Las Vegas, a JGR já emplaca dois pilotos na decisão em Phoenix. Restam duas vagas a serem definidas no próximo domingo (26), na Xfinity 500 em Martinsville.

Christopher Bell (JGR) foi o único outro competidor dos playoffs no top 10, finalizando em oitavo. Ele lidera a tabela com 37 pontos de vantagem sobre a linha de corte.

Contratempos para Hendrick e Penske

A Hendrick Motorsports viu a chance de vitória escapar na relargada da prorrogação: Kyle Larson perdeu a ponta ao ficar sem combustível e fechou em 26.º, enquanto William Byron rodou perto da chegada e foi 25.º. Larson é o quarto colocado no campeonato, 36 pontos acima do corte; Byron, campeão da temporada regular, caiu para quinto, a 36 pontos de distância.

Na Team Penske, Joey Logano liderou 35 voltas (incluindo o maior stint, 16 giros), mas terminou apenas em 16.º após reabastecer durante a bandeira amarela da prorrogação. Ryan Blaney teve de fazer o mesmo e foi 23.º. Logano aparece em sexto no playoff, 38 pontos abaixo, e Blaney em sétimo, 47 pontos atrás, ambos precisando vencer em Martinsville — pista onde Blaney triunfou nas duas últimas corridas de playoff e Logano venceu em 2018.

Acidente tira Elliott da briga

Chase Elliott (Hendrick) foi o primeiro piloto dos playoffs a se complicar, envolvido em um acidente com oito carros na volta 51. Ele abandonou em 40.º e caiu para oitavo no campeonato, 62 pontos distante da classificação, também precisando de vitória na próxima etapa.

Demais destaques

O top 10 foi completado por Carson Hocevar (Spire Motorsports), Tyler Reddick (23XI), Bell, Zane Smith (Front Row) e Brad Keselowski (RFK). A corrida teve 77 trocas de liderança entre 27 pilotos no traçado de 2,66 milhas de Talladega.

A definição dos quatro finalistas acontece no dia 26, às 14h (de Brasília), com transmissão da NBC e MRN/SiriusXM, no oval curto de Martinsville.

Com informações de RACER

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img