20 de outubro de 2025 – Austin (EUA) – A Alpine manifestou insatisfação com Franco Colapinto depois que o argentino ignorou uma ordem para não ultrapassar o companheiro Pierre Gasly nas voltas finais do Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1.
De acordo com o diretor-geral Steven Nielsen, o comando partiu do pit wall quando Colapinto, Gasly e Gabriel Bortoleto disputavam a 17ª posição. A equipe queria que os pilotos mantivessem suas posições por questões de consumo de combustível e número de voltas restantes, já que os líderes estavam próximos de completar a prova.
“Em função de um possível undercut, chamamos Pierre antes do planejado para colocar pneus macios e ainda tivemos um pit stop lento, que vamos analisar”, explicou Nielsen. “Franco estendeu seu stint com médios, ganhou vantagem de pneus e se aproximou. Ordenamos que mantivessem as posições, mas isso não aconteceu, algo que vamos tratar internamente.”
Contrariando a instrução, Colapinto questionou o rádio e ultrapassou Gasly na curva 1. Pouco depois, o francês perdeu posição para o Sauber de Bortoleto e terminou em último na pista.
Argumento de Colapinto
O argentino defendeu a manobra. “Foi um fim de semana difícil para nós”, disse. “Eu tinha mais ritmo que o Pierre no último stint. O Bortoleto estava muito rápido e quase me passou; se eu continuasse atrás, os dois carros seriam superados.”
Colapinto lembrou que a Alpine já permitiu trocas de posições em outras corridas: “Precisamos analisar todos os dados e voltar mais fortes no México. Mesmo fora da zona de pontos, essas decisões são importantes”.
Com informações de RACER



