Paris, 20 de outubro de 2025 – A Alpine manifestou descontentamento após Franco Colapinto ignorar uma instrução do pit wall e ultrapassar o companheiro Pierre Gasly nas voltas finais do Grande Prêmio dos Estados Unidos, disputado domingo em Austin.
Ultrapassagem na penúltima volta
O incidente ocorreu na entrada da curva 1, na penúltima volta, quando os dois carros lutavam pelo 17º lugar. Gasly havia parado na volta 27, antecipando-se a um possível undercut, e precisou completar um longo stint com pneus macios, perdendo ritmo. Colapinto trocou pneus cinco voltas depois, manteve compostos mais novos e aproximou-se rapidamente do colega.
Mesmo com a diferença de velocidade, a equipe ordenou que as posições fossem mantidas, alegando necessidade de economia de combustível e a aproximação dos líderes para completar a prova. “Espere, o quê?! Manter posições?! Mas ele está lento!”, respondeu Colapinto pelo rádio antes de efetuar a ultrapassagem.
Reação da equipe
O diretor-geral Steve Nielsen classificou o episódio como “decepcionante” em comunicado oficial. “Como equipe, qualquer instrução do pit wall é definitiva. Hoje, isso não aconteceu e vamos tratar internamente”, declarou.
Nielsen explicou que Gasly parou antes do planejado por precaução contra undercut e ainda sofreu um pit stop lento. Já Colapinto, com stint mais longo nos pneus médios, tinha vantagem no fim. Mesmo assim, a direção decidiu congelar as posições.
Justificativa de Colapinto
Após a corrida, o argentino defendeu sua manobra. “Eu tinha pneus mais novos e vi Gabriel Bortoleto chegando. Quis manter ele atrás de nós dois”, afirmou. A estratégia, porém, não surtiu efeito: Bortoleto ultrapassou Gasly logo em seguida.
A Alpine, que já concentra esforços no desenvolvimento do carro de 2026, não detalhou eventuais sanções ao piloto.
Com informações de Autoracing



