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Zak Brown se desculpa com Hulkenberg após culpar piloto por abandono da McLaren na sprint dos EUA

Austin (EUA), 21 de outubro de 2025 – O CEO da McLaren, Zak Brown, pediu desculpas pessoalmente a Nico Hulkenberg depois de responsabilizar o alemão pelo abandono de Oscar Piastri e Lando Norris na corrida curta do Grande Prêmio dos Estados Unidos.

Incidente logo na primeira volta

Na largada da sprint, Piastri tentava aplicar um “X” sobre Norris na curva 1, disputando a segunda posição, quando foi tocado pela Sauber de Hulkenberg. O piloto da equipe suíça ficou prensado entre a McLaren e a Aston Martin de Fernando Alonso, provocando o contato entre os dois carros laranja e a consequente desistência dupla da McLaren.

Os comissários classificaram o lance como incidente de corrida, mas Brown, ainda à beira da pista, criticou Hulkenberg em entrevista à Sky Sports F1, chamando o toque de “amador” e dizendo que o alemão “não deveria estar ali”.

Retração imediata

Minutos depois, ao revisar novas imagens, Brown reconheceu o equívoco e procurou a Sauber para se retratar. “Zak me enviou um pedido de desculpas logo em seguida. Ele também pediu desculpas pessoalmente a Nico”, revelou Jonathan Wheatley, chefe da equipe de Hinwil.

Wheatley destacou que a tensão na luta pelo título contribuiu para a reação inicial do dirigente: “Este é um esporte movido por paixão. Quando dois carros se tocam na primeira curva, é natural buscar um culpado”.

Fim de semana de recuperação para Hulkenberg

Apesar do toque, Hulkenberg conseguiu completar a sprint em 13º lugar. No domingo, reagiu e terminou a corrida principal em oitavo, marcando seus primeiros pontos desde o pódio em Silverstone, em julho. “Ele foi impecável desde o primeiro treino livre”, elogiou Wheatley.

Verstappen reduz vantagem de Piastri

O fim de semana em Austin também teve domínio de Max Verstappen. O holandês venceu a sprint e triunfou de ponta a ponta na prova principal, diminuindo para 40 pontos a diferença para Piastri no campeonato. Há cinco etapas, o australiano liderava por 104 pontos.

Segundo Wheatley, as atualizações introduzidas pela Red Bull em Monza devolveram ao time o ritmo que o consagrou nos últimos anos. “Nunca se pode subestimar Max Verstappen. Quando a Red Bull encontra velocidade, é muito difícil pará-los”, comentou.

Com cinco corridas restantes, McLaren e Red Bull seguem na disputa direta pelo título de 2025.

Com informações de Autoracing

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