HomeFórmula 1Clima ameno e altitude extrema podem definir estratégias no GP do México...

Clima ameno e altitude extrema podem definir estratégias no GP do México de 2025

A Fórmula 1 desembarca neste domingo (penúltima etapa de 2025) no Autódromo Hermanos Rodríguez, onde a combinação de ar rarefeito e possibilidade de chuva deve influenciar diretamente a luta pelo título entre Lando Norris, Oscar Piastri e Max Verstappen.

Previsão do tempo

A largada está marcada para as 17h (horário de Brasília) com temperatura estimada em 25 °C e apenas 20% de chance de precipitação. Sexta-feira e sábado registraram condições estáveis, céu parcialmente ensolarado e termômetros próximos dos 25 °C, permitindo que as equipes completassem treinos e classificação sem atrasos ou pista molhada. Para a corrida, uma massa de ar mais seca reduz ainda mais o risco de chuva, embora qualquer mudança repentina possa alterar escolhas de pneus e ritmo de prova.

Impacto da altitude

Localizado a 2.238 metros acima do nível do mar, o circuito mexicano é o mais alto do calendário. A menor densidade do ar diminui a eficiência aerodinâmica, exige ajustes na altura dos carros e nos níveis de downforce, e faz motores, freios e pneus trabalharem em temperaturas mais elevadas. Mesmo sendo um traçado relativamente curto, a baixa pressão atmosférica afeta freios, unidades de potência e consumo de combustível.

Preparação das equipes

Com o histórico de forte calor em 2024, quando Carlos Sainz venceu com a Ferrari, as escuderias chegam ao México em 2025 focadas em refrigeração e gerenciamento de pneus. Os treinos mostraram que compostos macios e médios foram suficientes para todo o cronograma, mas qualquer alteração climática pode obrigar a revisão das táticas durante a prova.

A transmissão do GP do México será feita pela Band, e o acompanhamento em tempo real estará disponível no F1MANIA.NET.

Com informações de F1Mania.net

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img