HomeFórmula 1Norris domina no México e assume liderança do Mundial de F1

Norris domina no México e assume liderança do Mundial de F1

Lando Norris venceu de ponta a ponta o Grande Prêmio da Cidade do México, disputado neste domingo (26), e tomou de Oscar Piastri a liderança do campeonato pela primeira vez em 15 etapas. O britânico da McLaren largou da pole, manteve-se à frente após a confusão da primeira curva e cruzou a linha com cerca de 30 segundos de vantagem.

Logo na largada, Charles Leclerc e Carlos Sainz, ambos da Ferrari, dividiram a primeira curva com Max Verstappen em um duelo a três carros. Leclerc chegou a sair da pista e devolveu a posição a Norris na curva 3; Verstappen caiu para quarto ao ficar atrás de Lewis Hamilton. Na volta 6, o holandês tentou ultrapassar o piloto da Mercedes, houve toque e Hamilton cortou a chicane, resultando em 10 segundos de punição por retornar fora do traçado indicado.

A confusão favoreceu Oliver Bearman, que saltou de nono para sexto na largada e, com o embate entre Hamilton e Verstappen, assumiu o quarto posto — que virou terceiro de forma virtual após a penalidade do heptacampeão. À frente, Norris foi informado de que o plano de prova seguia perfeito e liberado para apertar o ritmo; na volta 15 já sustentava cinco segundos sobre Leclerc, margem que subiu para 17s antes da parada única, realizada na volta 34.

Disputa pelo pódio

Leclerc garantiu o segundo lugar, mas sofreu pressão de Verstappen no trecho final. A Red Bull manteve o holandês na pista por mais tempo e calçou pneus macios, estratégia que o deixou em condição de atacar. A tentativa, porém, foi neutralizada a duas voltas do fim por um virtual safety car acionado pelo abandono de Carlos Sainz (Williams). A prova recomeçou já na volta final, inviabilizando a ultrapassagem.

Bearman terminou em quarto, seu melhor resultado na Fórmula 1, beneficiado pela mesma intervenção que conteve a arrancada de Piastri. O australiano largou em sétimo, caiu para nono ainda na primeira volta e fez duas paradas. Na parte final, ultrapassou George Russell numa manobra decisiva na curva 1 e tentou alcançar o piloto da Haas, mas a neutralização encerrou a perseguição e o deixou em quinto — posição que transformou a vantagem de 14 pontos no campeonato em desvantagem de um ponto para Norris.

Top 10 e situação do campeonato

Andrea Kimi Antonelli e George Russell terminaram em sexto e sétimo, respectivamente, após troca de posições interna na Mercedes. Hamilton, prejudicado pela punição, foi o oitavo. Esteban Ocon (Alpine) e Gabriel Bortoleto (McLaren) completaram a zona de pontuação.

Com o resultado, Norris soma agora 36 pontos de vantagem sobre Verstappen e lidera o Mundial por um ponto em relação a Piastri. A próxima etapa será disputada em Interlagos, no Brasil.

Com informações de RACER

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img