Oliver Bearman e a Haas roubaram a cena no Grande Prêmio da Cidade do México, disputado neste domingo (26), ao cruzarem a linha de chegada em quarto lugar e igualarem o melhor resultado da equipe na Fórmula 1. Mesmo sem abandonos dos carros que largaram à frente, o britânico de 20 anos superou rivais de Mercedes e McLaren para repetir a marca alcançada por Romain Grosjean na Áustria, em 2018.
Duas temporadas depois de estrear em um treino livre pela Haas justamente no autódromo Hermanos Rodríguez, Bearman voltou ao palco mexicano já como piloto titular de Ayao Komatsu. O chefe da equipe, que assumiu o cargo três meses após aquele primeiro contato com o jovem, destacou a atuação logo na primeira volta.
“Ele escapou do caos nas curvas 1, 2 e 3 e ainda segurou a pressão de Max Verstappen antes de se distanciar”, afirmou Komatsu. “Depois lidou com os dois carros da Mercedes e, mesmo com máquinas um pouco mais rápidas, não cometeu erros. A estratégia de duas paradas foi perfeita, e o pit-stop de 2,2 segundos foi o mais rápido que fizemos no ano.”
Bearman iniciou a prova entre os dois Mercedes, aproveitou a perda de ritmo de George Russell e ganhou terreno após o toque entre Lewis Hamilton e Verstappen. “Ir roda a roda com Max foi assustador, mas incrível. Passei boa parte da corrida com eles no retrovisor; foi a maior pressão que já senti”, comentou.
O britânico sonhou com o primeiro pódio da história da Haas enquanto ocupava a terceira posição no primeiro stint, mas acabou superado por Verstappen, que apostou em apenas uma parada. Mesmo assim, o quarto lugar valeu celebração efusiva na garagem norte-americana.
Impacto no campeonato
Com o quarto posto de Bearman e o nono de Esteban Ocon, a Haas somou pontos suficientes para subir ao oitavo lugar no Mundial de Construtores, dez atrás da Racing Bulls, sexta colocada. O resultado também justificou a atualização introduzida no modelo VF-25 uma semana antes, em Austin.
“Depois de tanto trabalho e de momentos duros, como em Melbourne, é impossível não se emocionar. Hoje todo mundo — engenheiros, mecânicos, pilotos — pode se orgulhar”, declarou Komatsu.
Romain Grosjean, presente no autódromo, parabenizou o time e brincou que torcia para Bearman superar sua marca de 2018. Embora o pódio não tenha vindo, o jovem britânico igualou o feito e reforçou seu status de promessa após a estreia brilhante pela Ferrari em 2024.
A corrida mexicana ainda teve Lando Norris assumindo a liderança do campeonato com vitória dominante, enquanto Oscar Piastri terminou atrás de Bearman e perdeu pontos importantes na disputa pelo título. Mas, ao cair da noite na capital mexicana, a maior comemoração era mesmo pintada de branco, vermelho e preto no box da Haas.
Com informações de RACER



