HomeFórmula 1FIA confirma nove equipes em conformidade com teto de gastos da F1...

FIA confirma nove equipes em conformidade com teto de gastos da F1 de 2024

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou que nove das dez equipes da Fórmula 1 cumpriram o teto de gastos referente à temporada 2024. A única exceção foi a Aston Martin, apontada por uma infração processual considerada “muito menor”.

De acordo com o órgão, a escuderia britânica não enviou as contas auditadas até o prazo final de 31 de março, devido a “circunstâncias atenuantes”. Documentos não auditados foram entregues dentro do limite, e a equipe não ultrapassou o valor máximo permitido. Por isso, firmou em setembro um Acordo de Aceitação de Infração (ABA) com a FIA.

O anúncio foi retardado porque, segundo a entidade, o processo de verificação foi “extremamente complexo” e incluiu a análise dos regulamentos financeiros que passarão a valer para todos os fabricantes de unidades de potência em 2026. A revisão dos documentos durou sete meses.

“A análise é particularmente demorada devido à complexidade dos regulamentos financeiros e à necessidade de avaliar aspectos técnicos e o tratamento de custos relacionados ao desenvolvimento conduzido por equipes de F1 e fabricantes de unidades de potência”, detalhou a FIA em comunicado.

O órgão acrescentou que todas as equipes e todos os cinco fornecedores de motores — Mercedes, Ferrari, Red Bull Powertrains, Honda e Audi — colaboraram plenamente e agiram “de boa-fé” durante todo o processo.

Implementado em 2021, o teto orçamentário busca limitar os gastos das escuderias, garantir a sustentabilidade de longo prazo do campeonato e reduzir a diferença de desempenho entre os competidores. O período de reporte referente a 2024 foi encerrado em 31 de dezembro, com prestação de contas três meses depois.

Com informações de RACER

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img