HomeFórmula 1Red Bull afasta suspeitas de que foco no carro de 2025 comprometa...

Red Bull afasta suspeitas de que foco no carro de 2025 comprometa motor para 2026

Em 28 de outubro de 2025, a Red Bull respondeu às insinuações do chefe da McLaren, Andrea Stella, de que a equipe estaria deixando em segundo plano o desenvolvimento do novo motor Red Bull-Ford para 2026 a fim de manter Max Verstappen vivo na disputa pelo título desta temporada.

Primeiro, Helmut Marko classificou a teoria como infundada. Em seguida, o chefe de equipe Laurent Mekies reforçou a posição ao explicar que o trabalho extra no RB21 é parte de uma estratégia técnica e não um risco calculado diante do regulamento que entra em vigor no próximo ano.

“Investimento estratégico”

“Isso não tem relação com 2026”, afirmou Mekies. “Se encerrássemos a temporada sem explorar todo o potencial do carro, começaríamos o próximo campeonato com dúvidas. Por isso, decidimos corrigir áreas críticas e buscar mais desempenho.”

Segundo o francês, as lições tiradas em 2025 serão aplicadas diretamente ao projeto de 2026. “Teremos menos tempo para o novo carro, mas acreditamos que o retorno técnico compensa”, completou.

Panorama do campeonato

A Red Bull viu seu ímpeto ser interrompido no Grande Prêmio da Cidade do México. Lando Norris venceu, reassumiu a liderança e abriu 36 pontos sobre Verstappen, restando 116 em jogo. Oscar Piastri, em queda nas últimas provas, perdeu a ponta para o companheiro de equipe.

Andrea Stella celebrou o resultado como “virada de ânimo” para a McLaren. “Mostramos que temos um carro capaz de vencer em determinadas condições”, disse. O italiano destacou que o foco agora é manter o ritmo nas etapas restantes.

Confiança dos dois lados

Helmut Marko insistiu que o título permanece aberto. “Nenhuma equipe domina todas as pistas. Estamos totalmente concentrados em Max e confiamos nele para lutar até o fim”, declarou o austríaco, pedindo “fair play” entre Norris e Piastri.

Do lado britânico, Timo Glock, ex-piloto e comentarista da Sky Deutschland, apontou a nova pressão sobre Norris após as vaias na arquibancada mexicana. Para Glock, a principal dúvida é se o britânico conseguirá lidar com o peso de liderar o campeonato pela segunda vez na temporada.

Com quatro provas restantes, Red Bull e McLaren seguem em rota de colisão dentro e fora da pista, enquanto o desenvolvimento para 2026 vira tema central na disputa pelo título atual.

Com informações de Autoracing

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img