A Alpine teve um fim de semana complicado no Grande Prêmio do México de Fórmula 1, disputado no Autódromo Hermanos Rodríguez, e encerrou a prova com seus dois carros nas últimas posições entre os que receberam a bandeirada. Pierre Gasly terminou em 15º lugar, enquanto Franco Colapinto ficou em 16º, ambos 37 segundos atrás de Lance Stroll (Aston Martin).
O principal obstáculo para a equipe francesa foi a altitude da Cidade do México. Com o ar cerca de 30% menos denso, a força de downforce diminui e o resfriamento dos componentes é prejudicado. Nesse cenário, o A525, projetado para gerar alta carga aerodinâmica, perdeu parte de sua eficiência e não conseguiu explorar seu ponto forte.
Além disso, a Alpine enfrentou dificuldades para controlar as temperaturas dos freios. O resfriamento insuficiente aqueceu excessivamente os pneus, acelerando a degradação ao longo das voltas e comprometendo a aderência.
A unidade de potência também foi apontada como obstáculo decisivo. Com menor aceleração em relação aos rivais, o carro perdeu terreno logo nos primeiros metros da longa reta principal, onde a velocidade de ponta é crucial.
A combinação dos problemas de refrigeração, do conceito de chassi pouco adaptável à altitude e do desempenho limitado do motor resultou em um desempenho frágil no México, deixando a Alpine sem chances de brigar por pontos na etapa.
Com informações de F1Mania.net



