INDIANÁPOLIS (29.out.2025) – Marco Andretti, 38 anos, confirmou nesta quarta-feira (29) que está se despedindo do automobilismo. O norte-americano informou, pelas redes sociais, que não voltará a alinhar em corridas nem na tradicional 500 Milhas de Indianápolis, pondo fim a uma trajetória iniciada ainda na adolescência.
Filho do campeão da CART em 1991, Michael Andretti, e neto do lendário Mario Andretti, o piloto acumulou 253 largadas na IndyCar, todas pela equipe da família, a Andretti Autosport. Ao longo desse período, venceu duas vezes – em Sonoma (2006) e Iowa (2011) – e conquistou a pole position da Indy 500 em 2020.
Andretti estreou na IndyCar em 2006, 13 dias após completar 19 anos, e encerrou seu primeiro campeonato em sétimo, levando o prêmio de Estreante do Ano. Seu melhor resultado na classificação geral veio em 2013, quando terminou em quinto lugar, temporada na qual somou 15 chegadas entre os dez primeiros em 19 etapas, após sessões de aperfeiçoamento com o experiente instrutor Rob Wilson, na Inglaterra.
Entre 2006 e 2020, o piloto participou de forma integral da categoria. A partir de 2021, passou a disputar apenas a Indy 500, conciliando as corridas com negócios no ramo imobiliário e outros investimentos. Ao todo, largou 20 vezes em Indianápolis, número que o coloca em 12º na estatística histórica do evento, e obteve quatro pódios – mesmo total do avô Mario.
“Estou muito em paz com o próximo capítulo da minha vida”, declarou Andretti no comunicado. “Depois de três décadas dedicadas ao esporte, meu foco agora será ser um ótimo pai para minha filha, Miura, e cuidar dos meus outros empreendimentos.”
Fora da IndyCar, o norte-americano competiu em provas de resistência pela American Le Mans Series, guiou o protótipo Acura ARX-01b da Andretti Green Racing e esteve nas 24 Horas de Le Mans de 2010 pela Rebellion Racing, além de participações em categorias como Grand-Am e V8 Supercars.
Como parte da transição, Andretti revelou que prepara a autobiografia “Defending the Dynasty”, ainda sem data de lançamento divulgada.
Com informações de RACER



