Em entrevista publicada nesta sexta-feira, 31 de outubro de 2025, no jornal britânico The Telegraph, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, voltou a atacar o ex-diretor de prova da FIA Michael Masi, responsabilizando-o pelo desfecho do Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2021 que decidiu o campeonato mundial de Fórmula 1.
“Existe um lunático que basicamente pode ter destruído o recorde do maior campeão de todos os tempos”, declarou Wolff, referindo-se à polêmica que impediu Lewis Hamilton de conquistar o oitavo título mundial.
Relembre o que ocorreu em Abu Dhabi
Hamilton liderava de forma confortável até o acidente de Nicholas Latifi na curva 14, a poucas voltas do fim, que provocou a entrada do safety car. Pelo regulamento vigente, todos os retardatários deveriam ultrapassar o pelotão e se posicionar no final da fila, exigindo ao menos mais uma volta completa antes da relargada.
Com apenas duas voltas restantes, o procedimento indicado levaria a corrida a terminar sob safety car, garantindo a vitória de Hamilton e, consequentemente, o oitavo campeonato. Porém, Masi autorizou apenas que os carros posicionados entre Hamilton (P1) e Max Verstappen (P2) recuperassem suas voltas e acelerou a saída do safety car para permitir um último giro em bandeira verde.
Na relargada, Verstappen – equipado com pneus macios e novos – ultrapassou Hamilton, que estava com compostos duros e desgastados, na curva 5 e venceu a prova, assegurando seu primeiro título mundial.
Investigação e consequências
A FIA abriu investigação após o episódio e concluiu que houve “erro humano” ao se desrespeitar o regulamento, mas não identificou má-fé. Mesmo assim, Masi foi afastado do cargo de diretor de prova.
Wolff afirmou que não perdia “o controle de uma situação desde criança” e disse que o resultado afetou profundamente a equipe. Sua esposa, Susie Wolff, atualmente diretora-geral da F1 Academy, também classificou a decisão como “inacreditável”.
Impacto na Mercedes
Desde 2022, com a introdução do novo regulamento de efeito solo, a Mercedes não voltou a disputar títulos de forma consistente. “Outros estão levando os troféus no final da temporada, e isso dói”, resumiu Wolff.
Com informações de Autoracing



