HomeFórmula 1Red Bull justifica pit stop de Verstappen e diz que vitória era...

Red Bull justifica pit stop de Verstappen e diz que vitória era impossível em Interlagos

A Red Bull afirmou que não havia condições de Max Verstappen segurar a liderança do Grande Prêmio de São Paulo caso permanecesse na pista após a volta 54. O holandês, que largou dos boxes, assumiu a ponta quando Lando Norris fez sua segunda parada no fim da volta 50, mas foi chamado para trocar pneus quatro giros depois devido ao elevado desgaste dos compostos médios.

Decisão tomada com 6,5 segundos de vantagem

Quando Norris retornou à pista, a diferença para Verstappen era de oito segundos. Duas voltas mais tarde o intervalo caiu para sete, e, com 16 voltas acumuladas nos médios, chegou a 6,5 segundos. Temendo perder rendimento, a equipe austríaca realizou o pit stop e instalou pneus macios, devolvendo o piloto à quarta posição.

Com o novo jogo de pneus, Verstappen ultrapassou George Russell, que enfrentava superaquecimento nos freios, e terminou em terceiro. Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, resistiu à pressão nas voltas finais e manteve a segunda colocação, enquanto Norris confirmou a vitória para a McLaren.

“Manter a ponta era inviável”, diz Mekies

Questionado após a prova deste domingo, 9 de novembro de 2025, o chefe da Red Bull, Laurent Mekies, declarou que a equipe não via alternativa além de uma nova parada.

“Não achamos que seria possível vencer”, afirmou. “A degradação era muito alta. A decisão nos deu chance de lutar pelo pódio e conseguimos. Talvez chegássemos em segundo com uma volta a mais, mas permanecer na frente de Norris era impossível.”

Dados de telemetria mostram o britânico girando em 1min13s baixo, enquanto Verstappen já registrava 1min14s alto antes do pit stop. Segundo projeções internas, Antonelli vinha reduzindo cerca de 0,8 segundo por volta e também alcançaria o holandês caso ele se mantivesse na pista.

McLaren concorda com a leitura da rival

Para o chefe da McLaren, Andrea Stella, a troca de pneus da Red Bull era esperada: “Em certo momento, os pneus simplesmente deixavam de funcionar. Eles optaram pelos macios e tiraram o máximo do carro. Sem o problema na classificação, Verstappen teria brigado pela vitória”.

Com o resultado, Norris somou mais uma vitória, Antonelli confirmou a evolução da Mercedes e Verstappen assegurou o pódio após largar do pit lane, encerrando uma corrida marcada por estratégias de pneus e elevado desgaste em Interlagos.

Com informações de Autoracing

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img