11 de novembro de 2025 – Em entrevista ao podcast The Creative Drive, o diretor de comerciais e piloto Erich Joiner contou que resolveu transformar um protótipo de Le Mans aposentado em carro-câmera para acompanhar veículos de competição em velocidades que podem chegar a 235 mph (aproximadamente 380 km/h).
Joiner relatou que os veículos tradicionalmente usados em gravações limitavam-se a 80–90 mph (130–145 km/h), o que, segundo ele, comprometia a sensação de realismo em comerciais de automobilismo. “Cresci nas pistas e era frustrante ver um NASCAR ou um IndyCar rodando a 80 mph na televisão”, explicou.
Para contornar o problema, ele comprou um protótipo LMP1 de Le Mans e o equipou com suportes e cabeças estabilizadas de câmera. O diretor lembra que, ao chegar ao oval de Charlotte para filmar pilotos patrocinados pela Coca-Cola, como Dale Earnhardt Jr. e Tony Stewart, a reação foi imediata. “Junior voltou para o box e avisou: ‘Precisamos de pneus novos; o carro-câmera vai dar um banho na gente’”, contou.
O veículo modificado também foi utilizado em um comercial da Honda com Mario Andretti no circuito de Fontana. Durante as voltas de gravação, o lendário piloto pediu a Joiner pelo rádio que reduzisse a velocidade, evidenciando a performance do carro-câmera.
No podcast apresentado por Taro Koki, Joiner ainda detalhou sua participação nas filmagens do novo filme de Fórmula 1 estrelado por Brad Pitt e produzido por Joseph Kosinski, com consultoria de Lewis Hamilton. As cenas foram captadas durante etapas reais da F1 em Silverstone e da IMSA em Daytona, respeitando janelas de tempo impostas pela FIA e sob o olhar de centenas de milhares de torcedores.
Além da carreira por trás das câmeras, o entrevistado falou sobre sua trajetória como colecionador de automóveis, piloto amador e fundador da rede de cafeterias Goodboybob Coffee.
Com informações de RACER



