Em um fim de semana sem Grande Prêmio de Fórmula 1, Max Verstappen participou no sábado (8) de uma etapa da Nürburgring Endurance Series (NLS) no lendário traçado Nordschleife, avançando no processo para obter a Permissão A da federação alemã DMSB, indispensável para correr as 24 Horas de Nürburgring. Apesar da vitória na classe, o procedimento obrigatório gerou críticas de Ralf Schumacher, que classificou as exigências como “vergonhosas”.
Procedimento passo a passo
Mesmo tricampeão mundial de F1, Verstappen teve de seguir o protocolo padrão. Na sexta-feira, completou treinos teóricos e práticos para receber a Permissão B. No sábado, alinhou com um Porsche 718 Cayman GT4 da categoria CUP3(G), escolha determinada pelas regras que limitam a potência de estreantes a cerca de 300 cv.
A meta era percorrer ao menos 14 voltas de corrida. Ao lado do britânico Chris Lulham, o holandês fez a pole na classe com 25 s de vantagem, venceu a CUP3(G) e fechou em 27.º lugar na classificação geral, cumprindo o requisito de quilometragem.
Crítica de Ralf Schumacher
Para Ralf Schumacher, ex-piloto de F1, a DMSB deveria abrir exceção para competidores de alto nível. “Eu lhe daria a licença imediatamente”, disse o alemão, sugerindo ao menos um briefing específico sobre as particularidades do circuito de 20,8 km. Ele argumenta que a rigidez do processo prejudica a imagem do automobilismo alemão.
A DMSB sustenta que todos os candidatos, independentemente do currículo, devem passar por prova teórica, quilometragem mínima e corridas com carros menos potentes para comprovar familiaridade com tráfego, sinalização e pontos críticos da Nordschleife.
Próximos passos
Depois de cumprir a primeira exigência, Verstappen precisa completar mais etapas para receber a Permissão A e, então, ficar apto a disputar as 24 Horas de Nürburgring. A participação reforça a tradição de pilotos de F1 que utilizam a Nordschleife como desafio extra fora do calendário oficial.
Com informações de F1Mania



