O ex-piloto e comentarista britânico Martin Brundle considerou “severa demais” a penalização de 10 segundos imposta a Oscar Piastri durante o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, realizado no último domingo (11).
Piastri recebeu a sanção após o toque com Kimi Antonelli logo na relargada, na primeira curva do S do Senna. O contato lançou a Mercedes de Antonelli contra a Ferrari de Charles Leclerc, que abandonou a prova. Os comissários responsabilizaram o australiano pelo incidente, o que o fez cair para o quinto lugar e perder pontos importantes na disputa pelo título.
Argumento de Brundle
Em sua análise na Sky Sports F1, Brundle afirmou que o lance “pareceu pior do que realmente foi”. Segundo ele, Piastri travou os freios, acertou a roda traseira da Mercedes e, por consequência, tirou Leclerc da corrida.
“Visualmente foi ruim: ele travou, bateu em Antonelli, eliminou dois pilotos e ainda ganhou duas posições”, escreveu o comentarista. Além dos 10 segundos, Piastri levou dois pontos na superlicença, chegando a seis de um total de 12 antes de sofrer suspensão automática.
Pedido por análise mais branda
Brundle defendeu que os comissários deveriam ter levado em conta o pouco espaço deixado por Antonelli, o que teria contribuído para o erro de Piastri. Para ele, uma punição de cinco segundos seria mais adequada.
“Houve um fator atenuante: ele foi espremido pela Mercedes, o que causou o travamento e o toque. Como o próprio Oscar disse: ‘Não posso simplesmente desaparecer’”, destacou.
O britânico reconheceu que classificar o incidente como “acidente de corrida” é discutível, mas considerou injusto atribuir toda a culpa ao piloto da McLaren.
Impacto no campeonato
Com o resultado, Piastri passou a somar 24 pontos a menos que o companheiro Lando Norris, faltando apenas três etapas para o encerramento da temporada. Apesar do revés, Brundle acredita que o ritmo de corrida da McLaren ainda permite uma reação nas provas finais.
Com informações de Autoracing



