Analistas do paddock reagiram às declarações de John Elkann, presidente da Ferrari, que responsabilizou Lewis Hamilton e Charles Leclerc pelo momento instável da equipe. Os comentários, feitos na última semana, provocaram resposta imediata de nomes ligados à transmissão da Fórmula 1.
Chandhok aponta falta de performance do carro
Karun Chandhok, ex-piloto e comentarista da Sky F1, afirmou que o verdadeiro obstáculo da escuderia é o SF-25, e não seus titulares. “O carro nunca foi rápido o bastante este ano”, destacou, acrescentando que, com um monoposto em nível semelhante ao da McLaren, tanto Hamilton quanto Leclerc estariam “na disputa por vitórias e pelo título”.
O campeão mundial de eSports Jarno Opmeer ironizou a tese de Elkann em publicação nas redes sociais: “Tenho certeza de que o heptacampeão mundial e o piloto que dedicou a vida à Ferrari são o problema”.
Kravitz vê engajamento total dos pilotos
Também da Sky F1, Ted Kravitz discordou da cobrança de Elkann para que os pilotos “pensem mais na equipe”. Segundo o repórter, Hamilton e Leclerc já têm esse foco ao buscar soluções que melhorem o desempenho do conjunto. “Lewis quer progredir porque isso o torna mais competitivo, e Charles reconhece falhas no carro e no trabalho interno”, explicou.
Kravitz questionou ainda como os dois competidores irão reagir publicamente: “Se disserem que não há problema, pouca gente vai acreditar”.
Longa espera por títulos
A Ferrari não conquista o campeonato de pilotos desde 2007, quando Kimi Räikkönen ficou com a taça. De lá para cá, passaram pela equipe nomes como Felipe Massa, Fernando Alonso, Sebastian Vettel, Räikkönen novamente, Carlos Sainz e Leclerc, sem sucesso na briga pelo troféu.
Reta final de 2025 e desafios
Com três Grandes Prêmios restantes na temporada 2025, especialistas apontam que a Ferrari precisa evoluir não apenas no projeto do carro, mas também na operação de pista – área que, segundo eles, mostrou fragilidade em comparação com rivais como a Red Bull.
Com informações de Autoracing



