HomeFórmula 1Mekies diz que entrada de Verstappen aos 17 anos forçou FIA a...

Mekies diz que entrada de Verstappen aos 17 anos forçou FIA a mudar regras da superlicença

Laurent Mekies relembrou que a estreia de Max Verstappen na Fórmula 1, aos 17 anos, levou a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) a reformular o sistema de pontuação da superlicença. O atual chefe de equipe da Red Bull contou o episódio durante participação no podcast Talking Bulls.

Mekies, que acabava de assumir um cargo na FIA na época, disse que Jean Todt, então presidente da entidade, pediu uma revisão imediata das regras. “Cheguei à FIA justamente quando Max obteve sua superlicença aos 17 anos. Jean Todt me disse: ‘As pessoas não vão entender por que alguém não pode ter carteira de motorista, mas pode pilotar um carro de Fórmula 1. Analise isso e crie uma nova estrutura’”, relatou.

O dirigente afirmou que não auxiliou diretamente Verstappen na obtenção do documento, mas reconheceu ter dado “um empurrãozinho” para que o processo fosse concluído. Depois da concessão da licença, a FIA implementou exigências mais rígidas de pontuação em categorias de base e um limite mínimo de idade para impedir novos casos semelhantes.

Verstappen recebeu a superlicença em 2015, ano em que estreou na F1 pela Toro Rosso. Atualmente, o piloto é tetracampeão mundial.

Com informações de F1Mania

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img