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FIA conclui ajustes do regulamento de 2026 e discute pneus, pintura e segurança em reunião de Londres

A Comissão da Fórmula 1 reuniu-se na sexta-feira, 14 de novembro, em Londres, para a última sessão do ano e finalizou o pacote de regras que entrará em vigor a partir de 2026. O encontro foi conduzido por Nikolas Tombazis, diretor de Monopostos da FIA, e pelo presidente e CEO da FOM, Stefano Domenicali.

Regulamento de 2026 segue para aprovação final

Os membros aprovaram refinamentos técnicos, esportivos, financeiros e operacionais do regulamento que prevê carros menores, aerodinâmica ativa e sistema híbrido mais potente. O texto atualizado será encaminhado ao Conselho Mundial de Automobilismo em 10 de dezembro para homologação definitiva.

Pit stops obrigatórios ficam para debate futuro

A proposta de tornar dois pit stops obrigatórios por corrida foi amplamente analisada com base em simulações realizadas em parceria com a Pirelli, mas não houve consenso. As equipes testarão os novos compostos em pista antes de qualquer decisão, e o assunto voltará à pauta durante a temporada de 2026.

Também foram discutidos limites de vida útil dos pneus e a possível obrigatoriedade de utilizar os três compostos em uma mesma prova, temas que serão revistos quando os carros de nova geração estiverem em atividade.

Novo formato de testes aerodinâmicos

A Comissão aprovou mudanças no Aerodynamic Testing Restrictions (ATR) para refletir o uso crescente de ferramentas digitais, inteligência artificial e CFD. O objetivo é equilibrar túneis de vento e simulações, mantendo a competitividade imposta pelo teto orçamentário.

Identidade visual reforçada

A partir de 2026, ao menos 55% da superfície visível de cada carro deverá ser pintada ou coberta por adesivos. A medida busca reduzir áreas de fibra de carbono exposta e facilitar a identificação dos carros por parte do público.

Números de corrida poderão ser trocados

Os comissários concordaram em flexibilizar a regra que desde 2014 obriga pilotos a manter o mesmo número durante toda a carreira. Detalhes sobre frequência e critérios para mudança ainda serão definidos pela FIA.

Sistema de resfriamento dos pilotos

Após corridas em condições de calor extremo, a FIA apresentou opções de redesign do Driver Cooling System (DCS), que incluem novos coletes e ajustes de ventilação. Estuda-se aumentar o peso mínimo dos carros para acomodar o equipamento sem prejuízo de desempenho. O tema será levado à GPDA antes de uma decisão sobre eventual obrigatoriedade em 2026.

Com as definições seladas e os pontos pendentes encaminhados, a Fórmula 1 avança para a fase de aprovação final do seu novo regulamento.

Com informações de F1Mania.net

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