A atuação de Max Verstappen na Nordschleife, em setembro, levou a Federação de Automobilismo Alemã a reconhecer, pela primeira vez, o automobilismo virtual como parte oficial do processo de concessão da licença DPN B para o famoso traçado de Nürburgring.
Com a vitória no GT3 ao lado de Chris Lulham, o tetracampeão de Fórmula 1 demonstrou a eficácia da preparação em simuladores. Convencida do valor dessa prática, a organização da VLN passou a oferecer três caminhos para os pilotos obterem a licença:
• concluir o curso padrão;
• disputar duas provas da RCN, em formato individual ou com troca de piloto;
• combinar uma corrida da RCN com três etapas de inverno da Digital Nürburgring Langstrecken-Serie (DNLS) sem sofrer penalidades.
“Desde o lançamento da DNLS, em 2020, ficou claro que o automobilismo virtual é muito mais do que entretenimento casual — ele reproduz a realidade de forma bastante fiel”, afirmou Christian Vormann, diretor esportivo da VLN.
Vormann destacou ainda que o desempenho de Verstappen reforçou a importância do treino virtual para enfrentar os 20,8 km e mais de 70 curvas da desafiadora Nordschleife. “O segredo dele é o automobilismo virtual”, completou.
Com informações de F1Mania.net



