A Team Penske anunciou nesta segunda-feira (17 de novembro) uma readequação abrangente em sua operação na IndyCar. As mudanças elevam os engenheiros veteranos David Faustino e Ben Bretzman a funções estratégicas, reforçando a estrutura depois das demissões, em maio, de Tim Cindric (presidente), Ron Ruzewski (diretor-geral) e Kyle Moyer (chefe de equipe).
Desde julho, Jonathan Diuguid, também comandante do programa da Porsche Penske Motorsport no IMSA, ocupa o cargo de presidente, enquanto Travis Law foi nomeado diretor de competição. Coube a Diuguid conduzir a reorganização no período de entressafra.
Novos cargos para dois engenheiros campeões
Com 16 temporadas na escuderia, David Faustino passa a diretor técnico. Entre suas atribuições estão a supervisão dos projetos de pesquisa e desenvolvimento, a definição de diretrizes de longo prazo e o contato com parceiros tecnológicos.
Ben Bretzman, há 11 anos na Penske, assume o posto de gerente de engenharia de competição. O norte-americano comandará os engenheiros de pista, os especialistas de performance e o grupo itinerante responsável pelo suporte em provas e testes, garantindo a integração dos diferentes departamentos.
Ao aceitarem as promoções, Faustino deixa de atuar no Chevrolet nº 12, que em 2026 será conduzido pelo recém-chegado David Malukas, e Bretzman sai do comando técnico do Chevrolet nº 3 de Scott McLaughlin.
Redistribuição da carga de trabalho
Diuguid explicou que as responsabilidades que antes recaíam sobre três executivos agora serão distribuídas entre sete profissionais. “Temos pessoas muito qualificadas e experientes; isso nos coloca em boa posição”, afirmou.
Mais mudanças na oficina e no comando de equipe
Outros colaboradores também foram promovidos:
- Matt Jonsson, ex-chefe de mecânicos campeão da IndyCar, torna-se assembly manager, liderando processos de montagem, gestão de peças e controle de qualidade.
- Robbie Atkinson, antigo engenheiro assistente sênior, é o novo team manager, responsável por logística, viagens, administração de pessoal e interface com a categoria.
- Andrew Miller, há mais de 15 anos na organização e com passagem pela Fórmula 1, assume o recém-criado cargo de engineering manager – development, baseado na fábrica.
Os nomes dos engenheiros de pista para os carros nº 2 de Josef Newgarden e demais entradas serão divulgados posteriormente. A aliança técnica firmada em 2023 entre a Penske e a AJ Foyt Racing deve prosseguir, agora supervisionada pelos novos líderes.
Com informações de RACER



