17 de novembro de 2025 – Oscar Piastri chega às três últimas etapas da temporada — Las Vegas, Catar e Abu Dhabi — 24 pontos atrás do companheiro de equipe Lando Norris, após uma sequência de seis corridas em que perdeu terreno e viu o rival abrir 59 pontos de vantagem.
Corrida em Monza impulsionou queda de rendimento
No GP da Itália, Piastri mostrou bom ritmo, mas foi conservador na volta final do Q3 e largou atrás de Norris. Na prova, o australiano recebeu ordem para ceder a segunda posição ao companheiro depois de a McLaren inverter a prioridade de pit-stop. O episódio gerou irritação do piloto, perceptível nas mensagens de rádio.
Em participação recente no podcast “Beyond the Grid”, Piastri admitiu que o descontentamento levado de Monza influenciou o desastre do Azerbaijão, etapa seguinte, onde teve problema de motor no FP1 e bateu tanto na classificação quanto na primeira volta da corrida. Ele considerou Baku “o pior fim de semana” de sua carreira.
Outros incidentes e dificuldades em pistas de baixa aderência
Em Cingapura, o #81 foi mais rápido que Norris na classificação, mas terminou a prova em quarto após toque entre os dois McLaren na primeira volta. A equipe penalizou Norris, alterando sua ordem de saída para o restante do ano.
Nos sprints, Piastri também se complicou. Em Austin, tentou o corte para dentro na curva 1 e se chocou com Nico Hülkenberg, causando abandono duplo da McLaren. No sprint de Interlagos, rodou ao pisar em zebra molhada enquanto perseguia Norris.
As provas dos Estados Unidos, México e Brasil tiveram aderência baixa. Nessas condições, Norris — em seu sétimo campeonato — soube explorar um estilo de pilotagem mais sensível, dominando as duas últimas etapas e deixando Piastri em quintos lugares consecutivos. No domingo de Interlagos, o australiano ainda recebeu punição de 10 segundos por toque em Kimi Antonelli na largada, caindo do provável pódio para quinto.
Caminho até Abu Dhabi
Apesar da série adversa, o campeonato permanece em aberto. Las Vegas, primeiro compromisso da rodada tripla decisiva, é apontado internamente como o circuito menos favorável à McLaren, o que pode reduzir danos para Piastri. Já o Catar, com curvas de alta velocidade, lembra pistas em que o australiano se destacou no início do ano. A decisão ocorrerá em Abu Dhabi, palco onde Norris costuma ter bom desempenho.
Piastri declara que precisa “aumentar a caixa de ferramentas” ao volante. Em sua terceira temporada — contra a sétima de Norris —, o piloto reconhece o desafio de reagir sob pressão, mas ainda vê chance de reverter o quadro e manter viva a disputa pelo título mundial.
Com informações de RACER



