HomeFórmula IndyRosto de Alex Palou é o 112º a integrar o Troféu Borg-Warner

Rosto de Alex Palou é o 112º a integrar o Troféu Borg-Warner

O espanhol Alex Palou teve seu busto de prata inaugurado no Troféu Borg-Warner na noite desta quarta-feira, 19 de novembro de 2025, em cerimônia realizada no Commission Row, no centro de Indianápolis. Com isso, ele se torna o 76º piloto e o 112º rosto a figurar na peça que eterniza todos os vencedores das 500 Milhas de Indianápolis desde 1911.

Palou garantiu o espaço após vencer a 109ª edição da prova, realizada em maio, resultado que também representou a sétima vitória do proprietário Chip Ganassi na corrida — a segunda maior marca entre os donos de equipe. O triunfo ainda impulsionou o espanhol à conquista de seu quarto título da NTT IndyCar Series em cinco temporadas.

A escultura foi produzida por William Behrends, responsável por todos os rostos do troféu desde 1990. Após a sessão de modelagem em argila no estúdio de Behrends, em Tryon (Carolina do Norte), o busto foi reduzido para um formato menor, fundido em cera, transformado em prata esterlina por um ourives e, por fim, fixado ao troféu. Impressionado com o resultado, Palou destacou a precisão dos detalhes, como linha do cabelo, nariz e sorriso.

Michelle Collins, diretora global de marketing e relações públicas da BorgWarner, elogiou o novo integrante da galeria: “A vitória de Alex mostra que tenacidade e compromisso constante com a excelência trazem resultados dentro e fora das pistas”.

O piloto afirmou que o feito despertou grande repercussão na Espanha e pretende retornar ao país em dezembro para comemorar com amigos e familiares. Ele também recordou a celebração dos 240 mil torcedores presentes no Indianapolis Motor Speedway, independentemente da nacionalidade.

Na corrida, o carro nº 10 da Ganassi Honda assumiu a liderança definitiva na volta 187, quando Palou ultrapassou o sueco Marcus Ericsson na curva 1. Desde então, o espanhol revisita frequentemente o momento decisivo, destacando a importância de detalhes mínimos no resultado final.

Confiante, Palou espera chegar ao próximo “Mês de Maio” ainda mais forte, agora como campeão em título da prova. No início de 2026, ele receberá seu primeiro “Baby Borg” — versão em miniatura do troféu destinada ao piloto campeão — enquanto Ganassi receberá o correspondente ao título de proprietário.

Desenhado em 1935, o Troféu Borg-Warner tem 1,64 m de altura, pesa mais de 50 kg e traz, além de todos os vencedores da Indy 500, a efígie do antigo proprietário do autódromo, Tony Hulman.

Com informações de RACER

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img