Max Verstappen recebeu a licença de categoria A para competir no Nürburgring-Nordschleife após cumprir testes práticos e teóricos no lendário traçado de mais de 20 km. O processo foi acompanhado pelo instrutor Andreas Gülden, que elogiou a habilidade e o empenho do tetracampeão de Fórmula 1.
No sábado (13), o holandês completou 14 voltas durante uma prova de quatro horas. Embora não tenha conseguido os dois resultados classificados exigidos pelo regulamento, um painel decidiu conceder a licença superior em função de seu desempenho.
Na sexta-feira, Verstappen já havia realizado o exame teórico e voltas de reconhecimento ao lado de Gülden, etapas obrigatórias para a obtenção da licença B. “Foi fantástico liderar algumas voltas na frente do tetracampeão. Felizmente eu dispunha de muito mais potência; caso contrário, talvez não fosse possível. Estávamos em contato pelo rádio, passei algumas dicas e, no fim, acabamos nos divertindo um pouco”, relatou o instrutor ao jornal De Telegraaf.
Gülden contou que Verstappen usava pneus slicks, enquanto ele pilotava com pneus de rua, o que exigiu esforço adicional para manter o ritmo à frente. O instrutor também destacou o interesse do piloto em detalhes da pista: “Durante o reconhecimento de ônibus, ele perguntou sobre traçados na chuva, tipos de asfalto e sinalizações de bandeira, que diferem de outras categorias”.
Impressionado, Gülden descreveu o trabalho com o holandês como uma honra. “Ele é muito focado e ambicioso, além de um grande entusiasta. Foi maravilhoso vê-lo sorrindo ao volante do circuito mais bonito do mundo”, afirmou.
Com a licença A garantida, Verstappen deve retornar ao Nürburgring no fim de setembro para disputar sua primeira prova de GT3, provavelmente ao volante de uma Ferrari 296 GT3.
Com informações de F1Mania



