Uma série de mensagens de texto trocadas em 2023 entre executivos da NASCAR expôs a frustração do hoje comissário da categoria, Steve Phelps, em relação ao proprietário de equipe Richard Childress. Os diálogos, apresentados como prova no processo antitruste movido por 23XI Racing e Front Row Motorsports, foram tornados públicos nesta sexta-feira (22).
No material, Brian Herbst, então diretor de mídia e receitas da NASCAR, conversa com Phelps e faz comentários sobre a postura de Childress em meio às discussões sobre o modelo econômico do campeonato. A troca de mensagens inclui críticas e insultos direcionados ao dono da Richard Childress Racing.
O assunto ganhou força depois que Childress participou do programa SiriusXM NASCAR Radio e voltou a questionar as negociações dos charters – licenças que garantem presença no grid – e o custo do carro Next Gen, introduzido em 2022.
Os documentos revelados fazem parte de um conjunto de provas do processo antitruste que envolve a NASCAR e as equipes 23XI Racing e Front Row Motorsports. A ação judicial discute, entre outros pontos, a divisão de receitas e o valor dos charters.
Em meio às tensões, a NASCAR fechou um novo acordo de direitos de transmissão estimado em mais de US$ 7 bilhões, válido a partir de 2025. Após a divulgação das mensagens, Phelps procurou Childress para tentar esclarecer o episódio.
Com informações de RACER



