Os dois carros da McLaren foram desclassificados do Grande Prêmio de Las Vegas, realizado na madrugada deste domingo (23), após a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) constatar desgaste excessivo no assoalho. A decisão retira os pontos conquistados por Lando Norris e Oscar Piastri e altera a classificação do campeonato.
Norris havia terminado a corrida em segundo lugar e Piastri em quarto, enquanto Max Verstappen venceu liderando todas as voltas depois de ultrapassar Norris na primeira curva. Com a punição, Verstappen passa a dividir a vice-liderança com Piastri e fica 24 pontos atrás de Norris, que se mantém na ponta mesmo sem somar na etapa.
Motivo da penalidade
Na inspeção pós-prova, os comissários mediram os skids traseiros – parte do assoalho que protege o “plank” – e encontraram valores abaixo do limite mínimo de 9 mm. No carro 4 de Norris, as medições ficaram 0,12 mm e 0,07 mm abaixo em dois pontos. No carro 81 de Piastri, as variações foram de 0,12 mm, 0,26 mm e 0,10 mm em três pontos.
O relatório afirma que não houve intenção deliberada da equipe em violar o regulamento. A McLaren alegou condições atípicas de quicagem (“porpoising”) no circuito urbano, pouco tempo de pista na sexta-feira por causa do clima e sessões de treinos encurtadas. Mesmo assim, a FIA esclareceu que o regulamento não prevê sanção diferente de desclassificação para esse tipo de infração técnica.
Novo resultado em Las Vegas
Com a exclusão dos dois carros laranjas, George Russell sobe para o segundo lugar e o estreante Kimi Antonelli herda o terceiro posto. A zona de pontuação ficou assim:
- 4º Charles Leclerc
- 5º Carlos Sainz
- 6º Isack Hadjar
- 7º Nico Hülkenberg
- 8º Lewis Hamilton
- 9º Esteban Ocon
- 10º Ollie Bearman
Norris e Piastri se juntam a Hamilton (China) e Hülkenberg (Bahrein) como os pilotos desclassificados por desgaste de assoalho na temporada 2025.
Com informações de RACER



