A Pirelli divulgou o panorama oficial para o Grande Prêmio do Catar, penúltima etapa da temporada 2024 da Fórmula 1 e última a adotar o formato Sprint. A corrida em Lusail está marcada para uma semana após o GP de Las Vegas, levando equipes e pilotos de um clima desértico frio para condições de calor e umidade elevados durante a noite.
Para evitar desgaste excessivo, a fornecedora italiana estabeleceu uma regra extraordinária: cada jogo de pneus poderá completar, no máximo, 25 voltas somadas ao longo de todo o fim de semana — incluindo treinos livres, classificação, Sprint e a própria prova. Voltas de alinhamento no grid, de formação e após a bandeirada não entram na conta. A medida foi aprovada em conjunto com FIA, F1 e equipes.
Impacto na estratégia
Com a limitação e a distância total de 57 voltas, todos os pilotos serão obrigados a realizar pelo menos duas paradas durante o GP. Antes da largada, as equipes receberão o número de voltas ainda disponíveis em cada jogo que restar.
Compostos selecionados
A Pirelli levará os três pneus mais duros da gama — C1, C2 e C3 —, considerados ideais para um traçado que impõe níveis de energia semelhantes aos de Suzuka. Os mesmos compostos já foram usados no Japão, Bahrein e Espanha nesta temporada.
Características da pista
Lusail é formado majoritariamente por curvas de alta velocidade, com destaque para o trecho entre as curvas 12 e 14, onde a recuperação térmica dos pneus é mínima. O asfalto costuma gerar graining e desgaste elevado. Construído originalmente para motociclismo, o circuito tem reta superior a um quilômetro e sofre com areia trazida pelo vento; por isso, áreas de grama sintética cercam a pista. Apesar de a prova começar à noite, o calor retido no asfalto e no cockpit combinado à umidade cria condições extremas para os pilotos.
Retrospecto do evento
O GP do Catar fará sua quarta aparição no calendário, após edições em 2021, 2023 e 2024. Max Verstappen é o maior vencedor, com triunfos em 2023 e 2024, além de ter garantido o título mundial de 2023 em Doha. A Red Bull lidera o histórico de equipes, enquanto Lewis Hamilton venceu a prova inaugural em 2021 largando da pole.
Com informações de F1Mania.net



