A etapa de Las Vegas da Fórmula 1 concentrou, em um único fim de semana, praticamente todos os problemas que vêm comprometendo a campanha da Ferrari em 2025. Com apenas sete pódios – todos conquistados por Charles Leclerc – e nenhuma vitória em corridas principais, a equipe ocupa hoje a quarta posição no Mundial de Construtores, atrás da já campeã McLaren, da Mercedes e da Red Bull.
Desempenho frágil em pista molhada
No sábado, a expectativa era disputar a pole position, mas a leve umidade no asfalto expôs novamente a dificuldade do SF-25 em condições de baixa aderência. Lewis Hamilton foi eliminado ainda no Q1 e largou em último, enquanto Leclerc conseguiu avançar apenas para o nono lugar no grid. O monegasco afirmou que a deficiência da Ferrari na chuva persiste desde sua chegada ao time, em 2019. A escuderia não triunfa nesse tipo de condição desde 2012.
Problemas estruturais do carro
O SF-25 apresenta, entre outros pontos críticos, a necessidade de rodar mais alto para evitar desgaste excessivo do assoalho – mesma limitação vista em outros times, como a McLaren. Quando a pista secou no domingo, o ritmo previsto nos treinos não se confirmou: Leclerc recebeu a bandeirada em sexto, a menos de dois décimos do pódio, e acabou classificado em quarto após a desclassificação dos dois carros da McLaren. Hamilton avançou do último lugar para o décimo, convertido em oitavo pelo mesmo motivo, mas relatou travamentos de roda, falta de confiança nos freios e dificuldade para extrair desempenho dos pneus médios.
Equívocos de estratégia
Além da performance abaixo do esperado, a Ferrari voltou a errar no comando de corrida. Leclerc reclamou de ter ficado exposto ao undercut de Kimi Antonelli e Oscar Piastri sem reação do pit wall. Hamilton considerou precoce a chamada para abandonar os pneus duros, decisão que lhe custou quase cinco segundos em relação a Nico Hülkenberg, beneficiado pelo overcut.
Clima interno tenso
Os resultados ruins e os constantes tropeços operacionais vêm ampliando o desgaste dentro da equipe. Rumores indicam interesse da Aston Martin em Leclerc para 2027, enquanto Hamilton não esconde a frustração: o heptacampeão declarou que o único aspecto positivo de 2025 é a proximidade do fim do campeonato e admitiu falta de empolgação para 2026.
Com pressões internas e externas em alta, a Ferrari encara a próxima temporada como determinante para encerrar um jejum de títulos que já se aproxima de duas décadas.
Com informações de F1Mania



