HomeFórmula 1Leclerc avalia 2025, diz ter “tirado tudo” da Ferrari e aposta em...

Leclerc avalia 2025, diz ter “tirado tudo” da Ferrari e aposta em reação com o carro de 2026

Charles Leclerc afirmou ter extraído o máximo do equipamento da Ferrari na temporada 2025 da Fórmula 1, mas espera “muito mais” quando o novo pacote técnico entrar em vigor em 2026. O piloto falou ao site RACER em 11 de dezembro, após um campeonato no qual terminou sem vitórias e 181 pontos atrás do campeão Lando Norris, da McLaren.

Resultado distante após fim forte em 2024

Em 2024, a escuderia de Maranello terminou a apenas 14 pontos da McLaren no Mundial de Construtores, e Leclerc ficou 18 pontos atrás de Norris. Depois da pausa de verão daquele ano, o monegasco foi quem mais pontuou: superou Norris por quatro pontos e Max Verstappen por 19. O desempenho elevou as expectativas para 2025, mas a McLaren “voltou do inverno com grande vantagem”, avaliou Leclerc.

“Meu objetivo todo ano é maximizar o que tenho. Não quer dizer que lutar por quarto, quinto ou sexto me satisfaça, mas olhando para trás foi uma temporada forte da minha parte”, declarou o piloto de 28 anos.

Críticas internas e busca por evolução

O clima no time se agravou após o Grande Prêmio de São Paulo, em que Leclerc e o companheiro Lewis Hamilton abandonaram. O presidente John Elkann pediu que os dois “falassem menos e pilotassem mais”. Leclerc, que chegara ao Brasil após dois pódios consecutivos, respondeu dizendo que toda a equipe precisa “fazer melhor”.

O monegasco vê a própria pilotagem mais completa do que em 2019, quando entrou na Ferrari. “Naquela época, a gestão dos pneus era um ponto fraco; hoje restam detalhes finos”, comentou. “Continuo procurando evoluir ao lado do meu engenheiro e na forma de atacar curvas de baixa aderência.”

Confiança no potencial, falta de equipamento

Leclerc não descarta lacunas pessoais, mas aponta o carro como principal obstáculo ao título. “Seria arrogante dizer que só preciso de um bom carro, mas sinto que estou fazendo um trabalho muito bom. Com um equipamento melhor, teria mais chances de brigar lá na frente”, afirmou. “É frustrante, mas também motivador tentar virar esse jogo que já dura anos.”

Regulamento de 2026 como oportunidade

O piloto adota cautela após ter sido “queimado” pela surpresa de 2025, porém acredita que a mudança de filosofia aerodinâmica e de motores em 2026 pode embaralhar o grid. “Estamos todos começando do zero. Se um time acertar tudo, pode abrir diferença enorme; espero que seja a Ferrari”, concluiu.

Com informações de RACER

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img