Max Verstappen foi novamente apontado como o melhor piloto da Fórmula 1 por seus próprios concorrentes. Em votação confidencial realizada entre os integrantes do grid, o holandês da Red Bull conquistou pela quinta vez consecutiva o prêmio de “piloto do ano”, mesmo tendo perdido o título mundial de 2025 por margem apertada para Lando Norris.
Como foi a votação
Quase todo o pelotão participou do pleito: apenas Lewis Hamilton, Nico Hülkenberg, Lance Stroll e Yuki Tsunoda não enviaram suas cédulas. Os competidores indicaram os dez melhores usando o mesmo sistema de pontos dos Grandes Prêmios, com 25 pontos ao primeiro colocado. Verstappen recebeu a pontuação máxima em seis cédulas diferentes e somou o maior total geral.
Top 5 mantido por Verstappen e Norris
Lando Norris, agora campeão mundial, repetiu a vice-colocação obtida em 2024. O britânico da McLaren travou disputa intensa com Verstappen e Oscar Piastri durante toda a temporada. George Russell, da Mercedes, apareceu em terceiro após um campeonato consistente, no qual somou duas vitórias e sete pódios. Oscar Piastri, da McLaren, ficou em quarto; o australiano chegou a liderar o campeonato com 34 pontos de vantagem, mas perdeu rendimento na parte final do ano. Charles Leclerc completou o top 5 ao extrair o máximo do Ferrari SF-25 e acumular sete pódios, embora a equipe tenha terminado apenas em quarto entre os construtores.
Desempenho no pelotão intermediário
Carlos Sainz assegurou o sexto lugar após forte recuperação com a Williams, obtendo dois pódios na segunda metade da temporada. Fernando Alonso, da Aston Martin, subiu para sétimo graças a atuações sólidas com o AMR25. Alex Albon, também da Williams, alcançou a oitava posição na melhor campanha da carreira.
Os estreantes Oliver Bearman (Haas) e Isack Hadjar (AlphaTauri) fecharam a lista dos dez mais votados. Pierre Gasly, da Alpine, bateu na trave, apesar das frequentes idas ao Q3 com o complicado A525.
Hamilton fora do top 10 pela primeira vez
A ausência mais notada foi a de Lewis Hamilton. O britânico não apareceu entre os eleitos pela primeira vez desde que a votação foi criada, reflexo de seu ano de estreia na Ferrari sem visitas ao pódio.
A votação foi realizada de forma anônima e os resultados divulgados nesta terça-feira, 30 de dezembro de 2025.
Com informações de Autoracing



