A Audi levou à pista de Barcelona, nesta terça-feira (9), o modelo R26, carro que marcará a estreia da marca na Fórmula 1 em 2026. As imagens feitas à distância durante o shakedown revelaram as linhas iniciais do monoposto e deram pistas sobre a direção do projeto.
Com dimensões reduzidas em largura e entre-eixos para atender ao regulamento de 2026, o R26 apresenta um bico inclinado fixado ao plano principal da asa dianteira por dois suportes curtos. O desenho agressivo da ponta tem como objetivo acelerar o fluxo de ar sob o chassi, indicando uma filosofia de fluxo dividido: a corrente inferior segue para o assoalho, enquanto a superior alimenta as entradas dos sidepods.
Essas tomadas de ar estão posicionadas à altura do cockpit, como nos carros de 2025. Os sidepods chamam atenção por serem largos ao longo de todo o comprimento e profundos, afunilando apenas na região traseira.
O conjunto de suspensão utiliza sistema push-rod tanto na frente quanto atrás. Na parte traseira, destacam-se a tomada de ar oval sobre a tampa do motor, um difusor mais estreito que o visto nos modelos atuais e a carroçaria alta e reta, com saída central para o ar quente. A equipe admite a possibilidade de adicionar aberturas extras de resfriamento em corridas sob altas temperaturas.
Por se tratar apenas do shakedown, a Audi deverá introduzir alterações antes dos testes de pré-temporada e da abertura do campeonato no Grande Prêmio da Austrália. Mesmo camuflado por uma pintura escura e neutra, o R26 evidencia que os novos regulamentos ainda permitem variações de conceito aerodinâmico entre as equipes.
Com informações de F1Mania



