HomeFórmula 1GM e Ford reacendem rivalidade na Fórmula 1 a partir de 2026

GM e Ford reacendem rivalidade na Fórmula 1 a partir de 2026

A histórica disputa entre General Motors e Ford ganhará um novo capítulo na temporada de 2026 da Fórmula 1. Pela primeira vez, as duas montadoras terão projetos simultâneos na categoria, embora em formatos diferentes.

A GM entrará no grid com a Cadillac, que será a 11ª equipe do campeonato. Já a Ford voltará ao Mundial como parceira técnica da Red Bull Powertrains, responsável pelo desenvolvimento dos motores da equipe austríaca.

Troca de farpas

O clima de rivalidade esquentou após declarações de Dan Towriss, CEO da Cadillac. Em entrevista ao The Athletic, o executivo afirmou que o nível de envolvimento da Ford com a Red Bull não se compara ao da GM com sua própria equipe.

Um é um acordo de marketing com impacto muito pequeno, enquanto a GM é acionista da equipe”, disse Towriss. Segundo ele, os engenheiros da montadora participam “desde o primeiro dia” do projeto de F1.

A resposta veio por meio de Mark Rushbrook, diretor global da Ford Racing. O dirigente negou que a parceria com a Red Bull seja apenas promocional. “Não é simplesmente um programa de marketing. Estamos lá com as mangas arregaçadas”, declarou. Rushbrook também destacou o “enorme desafio técnico” que a empresa enfrenta no desenvolvimento dos novos propulsores.

Com a entrada da Cadillac e o retorno da Ford, a rivalidade que já se manifesta em outras categorias do automobilismo promete ganhar evidência nos bastidores da Fórmula 1 até a estreia dos novos regulamentos de motores em 2026.

Com informações de F1Mania

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img