A Williams oficializou o britânico Luke Browning como piloto reserva para a temporada 2026 da Fórmula 1. Integrante da academia da equipe desde 2023, o jovem de 24 anos assumirá o novo posto após três participações em treinos livres (TL1) em 2025 e um quarto lugar no último campeonato da Fórmula 2.
Além do trabalho de apoio aos titulares Alex Albon e Carlos Sainz em análises de dados e sessões de simulador, Browning fará sua estreia na Super Formula japonesa em 2026, categoria frequentemente utilizada por equipes da F1 para acelerar o desenvolvimento de seus talentos.
“Estou incrivelmente animado por ser promovido a piloto reserva da Williams. A Academia foi fundamental no meu crescimento, dando-me a chance de me adaptar aos carros de F1 modernos”, declarou Browning. Sobre o novo desafio no Japão, acrescentou: “Será um desafio completamente novo e estou ansioso para começar”.
O chefe de equipe, James Vowles, elogiou a evolução do britânico: “É um momento de muito orgulho ver Luke assumir a função de piloto reserva. Ele fez um progresso imenso desde que entrou para a Academia e contribui de forma valiosa tanto no simulador quanto nos TL1”.
Academia de pilotos 2026
No mesmo anúncio, a Williams divulgou a formação internacional de sua academia para 2026:
- Alessandro Giusti (França)
- Jade Jacquet (França)
- Kean Nakamura-Berta (Japão/Eslováquia)
- Oleksandr Bondarev (Ucrânia)
- Dean Hoogendoorn (Países Baixos)
- Will Green (Reino Unido)
- Lucas Palacio (Estados Unidos)
Com a confirmação de Browning, a Williams reforça a aposta em sua base de pilotos para a nova era técnica da categoria, que terá início em 2026.
Com informações de F1Mania.net



