HomeFórmula 1Marko alerta: piloto com motor Mercedes deve dominar a F1 em 2026

Marko alerta: piloto com motor Mercedes deve dominar a F1 em 2026

Helmut Marko, ex-consultor da Red Bull, afirmou que as mudanças técnicas previstas para 2026 podem recolocar a Mercedes no topo da Fórmula 1. Em entrevista à emissora austríaca ORF nesta sexta-feira, 16 de janeiro de 2026, o austríaco disse acreditar que o próximo campeão mundial utilizará unidade de potência fornecida pela marca alemã.

Regulamento de 2026 como divisor de águas

O novo conjunto de regras, que entra em vigor daqui a duas temporadas, amplia a complexidade dos carros ao combinar motor a combustão, bateria de alta capacidade, software de gerenciamento e combustível 100% sustentável. Para Marko, esses fatores tendem a aumentar as diferenças de desempenho entre os fabricantes.

“Acho que essa diferença vai crescer bastante”, afirmou. “As regras são o que são e precisam de uma chance, porém temo que as distâncias se ampliem de forma dramática.”

Comparação com 2014

Marko lembrou o início da era híbrida em 2014, quando a Mercedes estabeleceu ampla vantagem que demorou anos para ser reduzida. Segundo ele, rumores no paddock indicam que a equipe de Brackley já estaria adiantada no desenvolvimento da nova unidade de potência.

Grid apertado pode ficar para trás

O ex-dirigente destacou que, na última temporada, a competitividade atingiu nível inédito: em determinadas sessões de classificação, os 20 carros ficaram separados por apenas sete centésimos de segundo. Esse equilíbrio, porém, pode desaparecer em 2026.

Candidatos apontados

Questionado sobre possíveis favoritos, Marko citou nomes ligados a motores Mercedes. “Temo que seja um piloto com motor Mercedes. Pode ser Lando Norris. A Williams, pelo que se comenta, está evoluindo bastante”, comentou. Ele também mencionou George Russell: “Se quiser realmente estar entre os melhores do mundo, ele precisa provar isso agora e lutar pelo campeonato.”

O prognóstico não é animador para Max Verstappen, tetracampeão mundial com a Red Bull, que corre com unidade de potência própria a partir de 2026.

Com informações de Autoracing

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img