James Vowles, chefe de equipe da Williams na Fórmula 1, voltou ao volante em um teste de dois dias realizado no Circuito de Navarra, na Espanha. O britânico pilotou um McLaren 720S GT3 Evo preparado pela equipe Garage59, com quem já havia trabalhado anteriormente em programas de carros de turismo.
Segundo Vowles, a atividade foi “fantástica” e serviu para matar a saudade de guiar em ambiente competitivo. “Foi um ‘fantastic two days’. O traçado é muito técnico e a maior parte do tempo nós tivemos pista seca”, relatou.
Adaptação ao cockpit
Acostumado às funções estratégicas na F1, Vowles contou que precisou ajustar a mentalidade para extrair o melhor rendimento do GT3. “Eu estava enferrujado no começo, depois de alguns anos longe do cockpit, mas fiquei muito feliz com onde chegamos após dois dias de testes”, afirmou. Ele destacou que “pendurou a maior parte do cérebro de engenheiro” para se concentrar apenas na pilotagem.
Programa completo de testes
O chefe da Williams seguiu o processo tradicional de avaliação de um GT3: aquecimento, stints de várias voltas, checagem de telemetria e busca por ritmo constante. O trabalho incluiu ajustes em mapa de motor, freios, aerodinâmica e equilíbrio de pneus. Tempos de volta não foram divulgados.
Experiência prévia em protótipos
Vowles não é novato em categorias de endurance. Em 2022, ele competiu na Asian Le Mans Series e já participou de programas com carros GT3 e GT4. O retorno às pistas aconteceu em um circuito conhecido pelas curvas de baixa e média velocidade, chicanes e zonas de frenagem forte – características que exigem leitura precisa do piloto para converter pequenos ajustes em ganho de performance.
Ao fim dos dois dias, o britânico avaliou o resultado como positivo: “Estava um pouco enferrujado no começo, mas muito satisfeito com a evolução ao fim do segundo dia”. Com a temporada da Fórmula 1 se aproximando da reta final, o dirigente voltou às atividades na garagem da Williams, levando na bagagem a experiência prática adquirida no asfalto espanhol.
Com informações de F1Mania



