HomeFórmula 1Laura Villars anuncia candidatura e vira primeira mulher a disputar a presidência...

Laura Villars anuncia candidatura e vira primeira mulher a disputar a presidência da FIA

Genebra (Suíça) – 18 de setembro de 2025, 10h31. A piloto suíça Laura Villars, 28 anos, oficializou nesta quinta-feira sua candidatura à presidência da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), tornando-se a primeira mulher a concorrer ao cargo máximo da entidade.

A eleição está marcada para dezembro de 2025, em Tashkent, Uzbequistão. Villars enfrentará o atual presidente, Mohammed Ben Sulayem, e o ex-comissário da Fórmula 1 Tim Mayer.

Trajetória nas pistas

Nascida em agosto de 1997, Villars passou por categorias de base como Fórmula 4 e Fórmula 3. Atualmente compete na Ligier European Series, campeonato de protótipos voltado a pilotos em início de carreira.

Propostas centrais

Ao lançar a campanha, a candidata declarou que pretende “devolver a FIA aos clubes e titulares de licença” por meio de uma gestão “mais democrática, transparente e aberta a mulheres e novas gerações”. Seu manifesto se apoia em cinco pilares:

1. Empoderar clubes com consultas periódicas e governança participativa;
2. Transparência nos processos financeiros e de decisão;
3. Criação do selo FIA Eco-Performance para premiar iniciativas ambientais no esporte;
4. Expansão do programa Mulheres no Automobilismo, incluindo Girls on Track, mentoria e a inauguração de uma FIA Young Leaders Academy;
5. Consolidação da FIA como referência mundial em mobilidade sustentável e segurança viária.

Com foco em inovação, sustentabilidade e inclusão, Laura Villars busca renovar a liderança da federação e atrair novas gerações de pilotos, fãs e profissionais para o automobilismo.

Com informações de Autoracing

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img