HomeFórmula IndyAlex Palou apresenta modelo em argila que eternizará seu rosto no Troféu...

Alex Palou apresenta modelo em argila que eternizará seu rosto no Troféu Borg-Warner

O espanhol Alex Palou e o escultor Will Behrends revelaram, nesta quinta-feira (18), o modelo em argila em tamanho real que servirá de base para a escultura do piloto no lendário Troféu Borg-Warner, entregue ao vencedor das 500 Milhas de Indianápolis.

O encontro ocorreu no estúdio de Behrends em Tryon, Carolina do Norte. A peça servirá de referência para a miniatura em prata esterlina que será fixada na taça, celebrando a vitória de Palou na 109ª edição da Indy 500, disputada em maio. O piloto de 28 anos será o 112º rosto a figurar no troféu.

Detalhes do troféu

Com 1,64 m de altura (5 ft 4,75 in) e 50 kg (110 lb), o Borg-Warner foi encomendado em 1935 e exibia, já na estreia, os 24 vencedores até então. Desde 1936, cada novo campeão tem nome, média de velocidade e rosto adicionados em prata; a única exceção é Tony Hulman, dono do autódromo entre 1945 e 1977, cujo relevo é em ouro 24 k.

Temporada histórica

Em 2025, Palou garantiu seu quarto título da NTT IndyCar Series em cinco anos, com oito vitórias em 17 etapas. O triunfo mais marcante veio em Indianápolis, quando ultrapassou o sueco Marcus Ericsson na 187ª volta e manteve a liderança mesmo preso atrás dos retardatários Devlin DeFrancesco e Louis Foster. Foi a sétima conquista das 500 Milhas para o proprietário Chip Ganassi, somando a co-propriedade na vitória de Emerson Fittipaldi em 1989.

Palou é o 76º vencedor diferente entre os 804 pilotos que largaram na prova desde 1911. “Nunca dá para ter certeza em Indianápolis”, declarou o espanhol, lembrando que a experiência de ser superado por Hélio Castroneves em 2021 foi decisiva para a estratégia vitoriosa deste ano.

A arte de Behrends

Nascido em Wisconsin, Behrends esculpe para o Borg-Warner desde 1990, quando eternizou Arie Luyendyk. Palou é o 36º rosto modelado por ele. “Fotos ajudam, mas só ao vivo percebemos a estrutura óssea e os detalhes”, explicou o artista, que ajustou bochechas e queixo durante a sessão.

Após o estudo em tamanho real, Behrends produzirá a versão reduzida que será instalada no troféu. A expectativa é de que o relevo definitivo seja apresentado em novembro, em Indianápolis.

Com informações de RACER

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img